Notícias
DNIT participa da Caravana Federativa em Foz do Iguaçu
O diálogo entre governo federal, estados e municípios ganhou força com a presença do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na 13ª edição da Caravana Federativa, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, na quinta-feira (30) e sexta-feira (31). Promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), o evento reuniu representantes de todo o Brasil, com o objetivo de aproximar políticas públicas das demandas locais, além de fortalecer a cooperação entre os entes federativos.
O DNIT foi um dos 50 órgãos presente na Caravana e esteve à disposição de gestores públicos, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais, além de representantes de diferentes pastas do governo. Em conjunto com equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes, os servidores do DNIT ofereceram atendimento e orientações técnicas sobre infraestrutura rodoviária, sinalização e segurança viária, obras em andamento e concessões.
Com uma estrutura voltada à escuta e ao atendimento das demandas locais, o DNIT aproveitou o encontro para fortalecer vínculos institucionais e prestar esclarecimentos sobre temas recorrentes, como obras sob responsabilidade do órgão e questões relacionadas à malha federal no Paraná.
De acordo com o Superintendente Regional do DNIT no Estado, Hélio Gomes, a participação da autarquia reforçou o compromisso do Departamento com a transparência e o diálogo contínuo com os gestores municipais. “A interação direta permite esclarecer dúvidas, alinhar informações e garantir que as ações federais cheguem aos territórios de forma mais eficiente e integrada”, destacou.
O evento
A Caravana Federativa, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, é uma iniciativa criada em 2023 para aproximar o Governo Federal de estados e municípios. O evento promove mutirões de atendimento, apoia a implementação de programas e estimula o intercâmbio de informações sobre obras e investimentos em todo o país.
O encontro contou com a presença da ministra da SRI, Gleisi Hoffmann, e de outros ministros, como Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Wolney Queiroz (Previdência). Com mais de 50 estandes de atendimento, a Caravana Federativa busca reduzir a burocracia municipal, ampliar o diálogo federativo e fortalecer a execução das políticas públicas. A expectativa é que o evento gere resultados concretos a partir das demandas e parcerias firmadas com os entes federativos.

- Caravana Federativa em Foz do Iguaçu