Notícias
DNIT participa da 12º edição do Maio Amarelo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou da abertura da campanha Maio Amarelo 2025, nesta segunda-feira (5), realizada no auditório Professor Lourenço Chehab, do Ministério dos Transportes, em Brasília. O evento marca o início da 12ª edição da campanha, que tem como tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida. A cerimônia contou com representantes de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), como Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adriana Marcília Pivatto, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Distrito Federal e de Letícia de Oliveira Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância do Ministério da Saúde, entre outros.
O coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT, Julio Cesar Donelli Pellizzon, destaca que a educação para o trânsito deve ser uma prática diária, e não restrita a campanhas pontuais como o Maio Amarelo. Segundo ele, a melhoria do trânsito é um compromisso do DNIT, alinhado a um de seus principais valores institucionais: o respeito à vida. Para apoiar essa missão, a autarquia oferece o Programa Conexão DNIT, uma ferramenta voltada à promoção da educação para o trânsito de forma contínua que busca sensibilizar crianças, jovens e a comunidade escolar da importância da segurança viária.
Adrualdo Catão encerrou a cerimônia afirmando que o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” não foi escolhido aleatoriamente, mas baseado em dados. A velocidade é o principal fator de risco num sinistro de trânsito e na sua gravidade segundo inúmeros estudos.
A alta velocidade limita o tempo de reação do motorista e compromete a eficácia dos sistemas de segurança, como os freios e velocidades baixas diminuem significativamente a probabilidade e a gravidade de sinistros.
Ele lembrou que o Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito (Pnatrans) tem seis pilares e que o Maio Amarelo trata apenas de um: o da educação. Esse pilar, aliado a campanhas publicitárias tem a função de despertar, de tirar a sociedade da irracionalidade levada pelos vieses da vida.
“A educação e as campanhas servem para mostrar para população que comportamentos incivilizados no trânsito são tão danosos quanto na vida cotidiana, num ambiente de trabalho, em família, etc. Todos devemos falar de mudança de comportamento e não apenas de fiscalização, multas e intervenções viárias. Todos esses vieses estão relacionados e se institucionalizam nas mudanças legislativas.”
A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa internacional que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito, mobilizando diferentes setores para discutir e promover ações que reduzam sinistros e mortes nas vias. O DNIT, como membro do SNT, reafirma seu compromisso com a educação para um trânsito mais seguro, por meio do Conexão DNIT e de ações de fiscalização e melhorias da infraestrutura rodoviária.
Acesse: https://servicos.dnit.gov.br/conexao
Desacelere. Seu bem maior é a vida.