Notícias
ENTREGA
DNIT conclui pavimentação em trecho de 60 quilômetros na BR-422, no Pará
Atendendo a um pedido antigo da população local, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu e agora entrega totalmente pronta a pavimentação de 60 quilômetros da BR-422/PA, uma importante rodovia da região Norte do país, que tem início no entroncamento com a BR-230/PA, a Transamazônica.
Foram executadas obras de pavimentação, terraplenagem e drenagem, do km 0 ao km 59,34, entre os municípios paraenses de Novo Repartimento e Tucuruí. O investimento do Governo Federal foi de, aproximadamente, R$ 228,6 milhões, previsto no Novo PAC.
O empreendimento representa um avanço significativo para a região, proporcionando melhores condições de tráfego, conectividade e desenvolvimento econômico.
A pavimentação do trecho proporcionará uma rede eficiente de transporte na região, através da facilidade de ligação com municípios como Altamira e Marabá, de importância estratégica para o agronegócio do estado, o que fomentará o escoamento da produção rural, reduzindo custos e tempo de transporte.
Aproveitando a visita ao estado, o DNIT oficializou a entrega da obra na BR-230/PA que liga a Reserva Indígena Parakanã (km 270) ao município de Novo Repartimento (km 305). Um trecho de 35 quilômetros de extensão.
Visita à Ponte do Xingu
A comitiva também realizou uma visita técnica à ponte sobre o rio Xingu, na BR-230/PA, que vai ligar os municípios de Anapu e Vitória do Xingu. A construção da infraestrutura da Obra de Arte Especial já foi concluída. A execução ultrapassa o marco dos 50% e avança para uma nova fase. O empreendimento está, agora, na etapa de construção da mesoestrutura e da superestrutura, partes intermediária e superior. E, para os próximos meses, está prevista a continuidade das atividades de execução da superestrutura, com foco na progressão dos tabuleiros estaiados e na concretagem dos mastros.
O Governo Federal vai investir R$ 405,6 milhões no empreendimento, que está previsto no Novo PAC e deve ser concluído no fim deste ano. Cerca de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas, impulsionando a economia local e facilitando a logística de transporte de cargas pelo estado.
A nova estrutura será do tipo estaiada e contará com quatro vãos na margem direita e quatro vãos na margem esquerda, formados por pórticos compostos por pilares e vigas de concreto armado, executados sobre cimbramento.
#Xingu # Novo Repartimento # Tucuruí

