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DNIT avança com as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT

A obra é uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado e conta com o aporte de R$ 540 milhões, previstos no Novo PAC
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Publicado em 07/03/2025 14h07
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Obra conta com o aporte de R$ 540 milhões, previstos no Novo PAC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na construção dos 52 quilômetros de extensão do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, em Mato Grosso. Com R$ 540 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o empreendimento utiliza soluções modernas de engenharia para atender à crescente demanda de tráfego da Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.

Atualmente, 21,5 quilômetros do Rodoanel estão em fase de execução, enquanto os outros 30,2 quilômetros estão na etapa de aprovação dos projetos de engenharia. Toda a extensão da via será duplicada e contará com pavimento rígido de concreto, uma tecnologia de engenharia que oferece durabilidade de 30 anos – três vezes superior ao asfalto convencional, além de ser mais resistente ao intenso fluxo de veículos pesados.

Estão em fase de construção 21,5 quilômetros do empreendimento
Estão em fase de construção 21,5 quilômetros do empreendimento

Entre as principais frentes de trabalho em andamento, estão a construção de um viaduto de 130 metros de extensão e uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá, além da realização de serviços de terraplenagem em trechos que incluem o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e áreas no município de Várzea Grande.

O Rodoanel foi projetado para atender aos mais altos padrões de engenharia rodoviária, garantindo segurança, eficiência e durabilidade. A obra reforça o compromisso do DNIT com o desenvolvimento econômico, a melhoria da infraestrutura logística e a qualidade do transporte no estado de Mato Grosso, consolidando sua posição como um dos maiores produtores de grãos do país.

Esta obra rodoviária é realizada por meio de um convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso. Do total de recursos, 60% serão repassados pelo DNIT, representando o aporte do Governo Federal no projeto, enquanto o restante será custeado pelo governo estadual.

O Rodoanel foi projetado para atender aos mais altos padrões de engenharia rodoviária
O Rodoanel foi projetado para atender aos mais altos padrões de engenharia rodoviária

Logística e mobilidade - Mato Grosso, como principal estado produtor de grãos do Brasil, depende de uma infraestrutura logística eficiente para escoar sua produção, que inclui soja, milho e algodão, para os principais portos do país.

O Rodoanel será uma peça-chave nesse sistema logístico, conectando estrategicamente o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá. Essa conexão facilitará o transporte de cargas e reduzirá o tempo de viagem entre os principais polos econômicos do estado, promovendo maior competitividade para o agronegócio.

Além de atender às necessidades do transporte de carga, o Contorno Norte trará benefícios diretos para a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, as cidades mais populosas do estado. Com a conclusão da obra, os caminhões de carga passarão a evitar o trânsito urbano, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo de veículos leves nas cidades. Essa redistribuição do tráfego proporcionará maior segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Mato Grosso
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