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DNIT avança com as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT
Obra conta com o aporte de R$ 540 milhões, previstos no Novo PAC
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na construção dos 52 quilômetros de extensão do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, em Mato Grosso. Com R$ 540 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o empreendimento utiliza soluções modernas de engenharia para atender à crescente demanda de tráfego da Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.
Atualmente, 21,5 quilômetros do Rodoanel estão em fase de execução, enquanto os outros 30,2 quilômetros estão na etapa de aprovação dos projetos de engenharia. Toda a extensão da via será duplicada e contará com pavimento rígido de concreto, uma tecnologia de engenharia que oferece durabilidade de 30 anos – três vezes superior ao asfalto convencional, além de ser mais resistente ao intenso fluxo de veículos pesados.
Entre as principais frentes de trabalho em andamento, estão a construção de um viaduto de 130 metros de extensão e uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá, além da realização de serviços de terraplenagem em trechos que incluem o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e áreas no município de Várzea Grande.
O Rodoanel foi projetado para atender aos mais altos padrões de engenharia rodoviária, garantindo segurança, eficiência e durabilidade. A obra reforça o compromisso do DNIT com o desenvolvimento econômico, a melhoria da infraestrutura logística e a qualidade do transporte no estado de Mato Grosso, consolidando sua posição como um dos maiores produtores de grãos do país.
Esta obra rodoviária é realizada por meio de um convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso. Do total de recursos, 60% serão repassados pelo DNIT, representando o aporte do Governo Federal no projeto, enquanto o restante será custeado pelo governo estadual.
Logística e mobilidade - Mato Grosso, como principal estado produtor de grãos do Brasil, depende de uma infraestrutura logística eficiente para escoar sua produção, que inclui soja, milho e algodão, para os principais portos do país.
O Rodoanel será uma peça-chave nesse sistema logístico, conectando estrategicamente o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá. Essa conexão facilitará o transporte de cargas e reduzirá o tempo de viagem entre os principais polos econômicos do estado, promovendo maior competitividade para o agronegócio.
Além de atender às necessidades do transporte de carga, o Contorno Norte trará benefícios diretos para a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, as cidades mais populosas do estado. Com a conclusão da obra, os caminhões de carga passarão a evitar o trânsito urbano, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo de veículos leves nas cidades. Essa redistribuição do tráfego proporcionará maior segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

