Notícias
Celebrado Acordo de Cooperação Ambiental entre DNIT e Exército Brasileiro em Pernambuco
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro assinaram na sexta-feira (30) um Acordo de Cooperação Ambiental que possibilitará a realização de plantio compensatório, por meio da recomposição florestal, com espécies vegetais nativas, típicas da Mata Atlântica e da Caatinga, em áreas sob jurisdição militar.
O plantio compensatório visa promover a compensação pela da perda de vegetação, decorrente das execuções de obras de infraestrutura rodoviária no estado, buscando restaurar o equilíbrio ambiental e minimizar os impactos destas atividades no meio ambiente.
Neste caso, com o reflorestamento objeto do acordo, pretende-se compensar intervenções ambientais decorrentes das obras de duplicação da BR-101/PE (lotes 6,7 e 8).
Integraram a mesa da cerimônia, o superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Bruno Lezan Bittencourt, o comandante militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, o comandante do 1º Grupamento de Engenharia General, Alessandro da Silva e o prefeito da cidade de Araçoiaba, Carlos Jogli Albuquerque Tavares Uchôa.
Com a celebração do acordo, serão reflorestadas com espécies nativas: uma área de 54,76 hectares do Campo de Instrução Militar Marechal Newton Cavalcante (CIMNC) e outra de aproximadamente 31,84 hectares do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, totalizando 86,6 hectares.
Além dessa iniciativa, o superintendente regional destacou que “a duplicação da BR-423/PE, atualmente em curso entre São Caetano e Lajedo, também contemplará medidas de reflorestamento compensatório, em áreas de Lajedo e de Garanhuns, evidenciando o compromisso ambiental do DNIT.”
Importância – A execução do plantio compensatório tem como objetivo principal promover a compensação dos impactos ambientais causados pela remoção de vegetação durante a realização de uma obra. É uma iniciativa que busca conservar o meio ambiente, por meio do plantio de espécies nativas da região, procedimento alinhado ao compromisso do DNIT com a sustentabilidade ambiental de seus empreendimentos.

- Exército Brasileiro