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LEILÃO

Fernão Dias: mais que PIB, a estrada que transporta a saudade de milhões de brasileiros

Fluxo na rodovia que vai a leilão nesta quinta (11) se intensifica com a chegada das festas de fim de ano
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Publicado em 11/12/2025 09h28 Atualizado em 11/12/2025 09h32
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Ligando São Paulo a Minas Gerais, a BR-381 recebe cerca de 250 mil veículos por dia e contará com R$ 14,8 bilhões em investimentos do novo contrato de concessão. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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A cada fim de ano, a BR-381/MG/SP se torna para Débora Mendes a rota dos reencontros com a família no interior de Minas. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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A Fernão Dias é estratégica para o transporte de cargas, integrando o maior aeroporto da América Latina a polos industriais e regiões produtoras. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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Ligando São Paulo a Minas Gerais, a BR-381 recebe cerca de 250 mil veículos por dia e contará com R$ 14,8 bilhões em investimentos do novo contrato de concessão. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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Samuel Diniz, diretor de Logística da Stellantis em Betim, ressalta que a BR-381/MG/SP é estratégica para o escoamento da produção e para a eficiência das operações do polo automotivo. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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As intervenções previstas no novo contrato da BR-381/MG/SP vão ampliar a capacidade da via e reduzir gargalos ao longo do corredor. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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O taxista Marcos Silveira, que atende a região do Aeroporto de Guarulhos, avalia que as melhorias na BR-381/Fernão Dias trarão mais segurança e fluidez às viagens de fim de ano. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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Ligando São Paulo a Minas Gerais, a BR-381 recebe cerca de 250 mil veículos por dia e contará com R$ 14,8 bilhões em investimentos do novo contrato de concessão. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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Robson da Costa, coordenador regional de Operações dos Correios, destaca que as intervenções na Fernão Dias vão agilizar o transporte de encomendas durante o período de festas. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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As intervenções previstas no novo contrato da BR-381/MG/SP vão ampliar a capacidade da via e reduzir gargalos ao longo do corredor. - Foto: Gabriel De Angelis/MT
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Com o fluxo típico do Natal, a Fernão Dias se torna ainda mais estratégica para as entregas que percorrem o país. - Foto: Gabriel De Angelis/MT

Elo entre dois dos maiores centros econômicos do país - São Paulo e Minas Gerais -, a BR-381, mais conhecida como Fernão Dias, recebe cerca de 250 mil veículos por dia.

No último ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos estados brasileiros com maior PIB, São Paulo ocupava a primeira posição, enquanto Minas Gerais estava em terceiro. O Sudeste respondia por mais de 52% da contribuição nacional.

Mas, para além da riqueza que passa por essa, que é uma das rodovias mais importantes para o país, estão histórias e saudades de pessoas como a Débora.

“Quando vai chegando essa época do ano, eu já fico super ansiosa para viajar para minha cidade no interior, visitar meus parentes, minha mãe, minhas irmãs, meu pai...e a grande possibilitadora desse encontro é a Fernão Dias”, conta Débora Mendes.

A cabeleireira, que mora em Belo Horizonte (MG), utiliza frequentemente a estrada para visitar a família, que vive no interior do estado.

A rodovia, que liga as cidades de Contagem (MG) e Guarulhos (SP), atende 16,6 milhões de habitantes, apresentando um crescimento considerável de tráfego no final de ano por ser um dos acessos do maior aeroporto da América Latina a outras regiões do país, como o Centro-Oeste e o Sul.

"Quando eu quero economizar, vou de ônibus, mas já aconteceu de eu ter que descer em Guarulhos e de lá vim de táxi ou motorista de aplicativo. E quando vou fazer compras, eu sempre vou dirigindo”, complementou Débora.

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.

E essa estrada, tão importante para a economia e para as pessoas, vai a leilão nesta quinta-feira (11) e receberá investimento de R$14,8 bilhões.

Uma categoria que irá se beneficiar com as melhorias e a ampliação da capacidade da Fernão Dias, previstos no novo contrato de concessão, é a de motoristas como Marcos Silveira. O taxista trabalha nos arredores do Aeroporto de Guarulhos.

“Próximo ao Natal e às festas, há um aumento nas viagens mais longas, porque as pessoas não querem perder tempo com a família ou ter que pegar um ônibus. Se a estrada estiver melhor, os passageiros vão querer utilizá-la com mais frequência e eu vou poder fazer o percurso com mais tranquilidade e segurança”, diz ele.

Atenção: Papai Noel na pista

Nesta época de festas, em que a tradição de presentear se transforma em um grande movimento de comércio e logística, a Fernão Dias se torna ainda mais essencial.

Os Correios, maior empresa de entregas do Brasil, têm um de seus centros de operação no município de São Paulo. Cerca de 50 caminhões e carretas chegam, diariamente, para receber a carga e seguir para as etapas seguintes do processo de logística. Somente no ano passado foram movimentados cerca de 6,5 milhões de itens no segmento de mensagens e envelopes e 2 milhões de encomendas por dia.

“Pode parecer pouco, mas meia ou uma hora que você ganha em um trajeto faz muita diferença. O conjunto da obra vai favorecer — fazer uma entrega com mais qualidade, eficiência e tranquilidade. Acho que tanto o cliente quanto a empresa Correios, nesse caso, ganham", destaca o coordenador regional de Operações dos Correios, Robson da Costa, ao detalhar como as intervenções previstas na rodovia irão aumentar a eficiência do trabalho.

Infraestrutura acelerada

Outra grande cadeia industrial presente na Fernão Dias e que atende ao sonho de milhões de brasileiros, é o Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), onde ocorre a produção de motores para todas as plantas da América do Sul e a fabricação de veículos de marcas como Fiat e Peugeot, além de operações de exportação.

O diretor de logística da empresa em Betim, Samuel Diniz, descreve que na unidade cerca de 2 mil veículos são fabricados por dia, tendo, entre janeiro e outubro de 2025, alcançado a produção de quase 440 mil, o que representa um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024. A expectativa é que, até o final do ano, seja atingida uma marca superior a 500 mil.

Segundo Diniz, a BR-381 tem papel decisivo na mobilidade de cargas entre Minas Gerais e São Paulo, sendo fundamentais iniciativas como as do Ministério dos Transportes, que aumentam a fluidez, a segurança e a eficiência logística ao longo do corredor, tanto para a empresa em suas entregas quanto para os usuários que utilizam a rodovia.

"Nós temos um fluxo principal na BR-381, onde 70% do nosso material passa pela Fernão Dias. As estradas têm que acompanhar todo esse desenvolvimento", celebra Samuel.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: LeilãoConcessãoBR-381/MG/SPMinas GeraisSão Paulo
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