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RODOVIAS
Renan Filho dá pontapé inicial à obra crucial para desafogar trânsito no trecho urbano da BR-116, em Curitiba (PR)
Os motoristas que enfrentam o trânsito intenso de caminhões no trecho urbano da BR-116, em Curitiba, vão passar a viver uma nova realidade com a duplicação do Contorno Norte da capital paranaense. O objetivo da intervenção é desviar o tráfego pesado de dentro da cidade.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou, nesta quarta-feira (18), do evento que marcou o início das obras.
“Eu fiz questão de estar aqui hoje porque eu acompanhei, quando cheguei no Ministério dos Transportes, o trauma que vivia o povo paranaense com o pedágio, que era caro e não mudava nada. Agora a gente vive um novo ambiente, porque obras sonhadas há muito tempo estão saindo do papel”, afirmou Renan Filho.
A duplicação da PR-418, trecho conhecido como Contorno Norte, recebeu investimento de R$170 milhões e abrange as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo (PR).
Além da ampliação das pistas, o projeto contempla a construção de sete novos viadutos para otimizar o fluxo e a segurança no acesso aos bairros próximos. A entrega está prevista para 2027.
As melhorias são executadas pela concessionária Via Araucária, vencedora do leilão do Lote 1 do sistema de rodovias do estado do Paraná, que pretende investir R$13,1 bilhões na infraestrutura paranaense.
“Além do compromisso com grandes obras, a Via Araucária tem a transparência como uma das prioridades. A concessionária recebeu a certificação internacional ISO 37001, que atesta as boas práticas de ética e compliance. O início dessa obra é um marco de transformação”, disse Sérgio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária.
O Lote 1 é composto por 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que conectam a região metropolitana de Curitiba, os Campos Gerais e o Centro-Sul do Paraná. São 18 municípios beneficiados.
“Agora estão começando as obras pesadas, como essa duplicação. Mas não é só essa, nós vamos voltar praticamente mês sim, mês não, para lançar obras importantes. Em agosto já tem mais duas duplicações novas. O Paraná vai receber mais de mil quilômetros de rodovias duplicadas. Então isso é uma transformação gigantesca”, disse o ministro dos Transportes.
Paraná no rumo certo
Quarto colocado no ranking do PIB brasileiro, o Paraná se destaca também quando o assunto é infraestrutura rodoviária.
Sucesso na atração de capital privado, o estado é o campeão nacional de leilões rodoviários: somente nesta gestão do Governo Federal foram 4 lotes concedidos. Em outubro, outros dois projetos vão a leilão. O investimento nas estradas paranaenses irá ultrapassar os R$100 bilhões.
“Esse será também o maior volume de investimentos da história do Paraná pelos próximos 30 anos. O estado vai se consolidar cada vez mais na atração de novos negócios e geração de empregos”, celebrou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Mais do que requalificar o asfalto, os projetos, que estão no Novo PAC, visam transformar a mobilidade, impulsionar a economia regional e garantir mais segurança para quem transita pelas rodovias.
“A infraestrutura une, ela integra. Independente se o sujeito é de direita, de esquerda ou de centro, todos sabemos da importância da infraestrutura para o desenvolvimento da sociedade”, finalizou Renan Filho.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
