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RODOVIAS

Ministério dos Transportes apresenta plano para ampliar conectividade nas rodovias federais

Nesta quarta (4), no Rodovias do Futuro, foram detalhadas iniciativas para ampliar o acesso à internet nas estradas, aprimorar concessões e reforçar a segurança viária
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Publicado em 04/06/2025 19h01 Atualizado em 06/06/2025 14h49
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Iniciativa do Ministério dos Transportes busca transformar as rodovias em plataformas inteligentes e seguras. - Foto: Divulgação/ABCR
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“Queremos que rodovias e operadoras construam soluções juntas”, afirma George Santoro. - Foto: Divulgação/ABCR
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Durante evento, Ministério dos Transportes apresenta ações para aprimorar a Política de Outorgas e monitorar concessões. - Foto: Divulgação/ABCR
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Representantes do governo e do setor privado discutem avanços em tecnologia para melhorar segurança e conectividade nas rodovias. - Foto: Divulgação/ABCR

O Ministério dos Transportes deu mais um passo rumo à modernização da infraestrutura nacional ao anunciar a nova Política de Conectividade do Governo Federal. O objetivo é ampliar o acesso à internet e ao sinal de celular nas rodovias federais, aumentando a segurança dos motoristas que trafegam pelos principais corredores logísticos do país. As diretrizes foram apresentadas a empresários e representantes dos setores de infraestrutura, transportes e telecomunicações durante o evento Rodovias do Futuro 2025, promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), nesta quarta-feira (4), em São Paulo (SP).

O secretário-executivo da pasta, George Santoro, destacou que a conectividade é essencial para segurança, eficiência e modernização da infraestrutura. Ele criticou a dependência de métodos tradicionais para coleta de dados e defendeu o uso de tecnologias como o 5G para melhorar a comunicação com os usuários. “Se não conectarmos nossas rodovias, o Brasil vai ficar para trás”, alertou. Ele ressaltou, ainda, a importância da parceria com operadoras de telefonia, afirmando que a política é fruto de um diálogo com o setor, focado na transformação digital e na melhoria do modal rodoviário.

De acordo o secretário, embora ainda existam falhas na cobertura telefônica em rodovias federais, estaduais e municipais, a nova política incentiva a autorregulação e a cooperação técnica entre os setores para buscar soluções conjuntas.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de dezembro de 2024, dos 122 mil quilômetros de rodovias federais, concedidas e não concedidas, mais de 60 mil contam com cobertura 4G. A prioridade do governo é expandir esse acesso para além das áreas próximas às grandes cidades.

Infografico Anel
.

Conexão nas estradas

A partir desta quarta-feira (4), o Governo Federal abriu consulta pública para a nova Política Nacional de Conectividade nas rodovias federais. A proposta ficará disponível por 15 dias na plataforma Participa + Brasil, onde cidadãos podem enviar sugestões e esclarecer dúvidas.

A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, afirmou que a implantação será gradual, priorizando trechos com maior volume de tráfego, maior índice de acidentes e infraestrutura já instalada, como pontos de descanso, praças de pedágio e free flow. “O serviço estará incluso na tarifa de pedágio, e a concessionária será remunerada por isso”, explicou. Ela também destacou que a conectividade pode reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência dos serviços.

O reforço do sinal de celular é fundamental para proteger os usuários: em emergências, a tecnologia permite acionar socorro rápido, evitar áreas de risco e receber alertas em tempo real, tornando as viagens mais seguras.

O presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, afirmou que a conectividade representa uma revolução tecnológica nas rodovias brasileiras. “Ela transforma o usuário em cliente e a rodovia em uma plataforma multifuncional, que oferece proteção, segurança e diversos serviços”, disse.

Compromisso com resultados

Outra frente do ministério é o aprimoramento da Política de Outorgas (Decreto nº 995/2023), para melhorar regras, reduzir tarifas e aumentar a segurança jurídica dos investidores nos novos contratos.

Santoro reforçou que o setor de concessões deve ser visto como uma plataforma multifuncional de serviços públicos, indo além da manutenção das estradas para abranger segurança, conectividade, saúde e desenvolvimento socioeconômico. “Vocês do setor são responsáveis por isso. Não garantem só o ir e vir, mas também a mobilidade urbana das cidades por onde passam”, alertou.

Ele lembrou que já há destinação de 1% a 2,5% da receita dos pedágios para ações de conectividade e reforçou o compromisso com a sustentabilidade. “Todos os nossos projetos são carbono zero, alinhados às recomendações da OCDE e aptos para financiamento", completou.

Leilões

O secretário-executivo também informou que já foram realizados 13 leilões de concessões rodoviárias com 10 grupos vencedores, demonstrando a competitividade do setor. A carteira de concessões inteligentes está em fase avançada e deve ser lançada até o fim do ano, com 15 leilões confirmados para 2025 e possibilidade de chegar a 20 no ano seguinte. A meta é ampliar a malha concedida para cerca de 40 mil quilômetros, incluindo concessões estaduais e federais.

Painéis no evento

O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, ressaltou o papel da conectividade na segurança pública, destacando que corredores logísticos e tecnologias podem fortalecer o combate ao crime e garantir direitos. “Conectividade é conectar direitos, pessoas e trajetórias”, afirmou.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, falou sobre segurança viária e a importância dos dados, ressaltando que a conectividade cria “um canal extra de informação” para prevenir acidentes. Ele também enfatizou a regulamentação do free flow, que “vai coletar grande parte desses dados”, como avanço fundamental para o monitoramento do tráfego.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: RodoviasPolíticas PúblicasConectividadeOutorgasSão Paulo

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