Notícias
Capacidades governativas
Sudene recebe representantes da Sudam e aprofunda cooperação para fortalecer políticas de desenvolvimento regional
Encontro dá sequência à articulação institucional para compartilhar práticas exitosas de desenvolvimento regional. Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene)
Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebeu, nesta terça-feira (13), a diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jorgiene Oliveira, e o assessor Hugo Queiroz. A agenda teve como foco o fortalecimento da cooperação institucional entre as duas autarquias. A visita dá sequência ao acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre as superintendências de desenvolvimento regional e reforça a estratégia da Sudene de ampliar a integração federativa e qualificar a formulação de políticas públicas.
Participaram do encontro equipes da Sudene vinculadas à Diretoria de Planejamento, além da Coordenação-Geral de Gestão Institucional. A pauta concentrou-se na troca de experiências consideradas bem-sucedidas, com ênfase na estruturação de projetos, na governança interna e na articulação com outros órgãos do Governo Federal.
Segundo Jorgiene Oliveira, a aproximação com a Sudene ocorre em um momento de busca por maior capacidade institucional das superintendências. “Há uma necessidade de fortalecimento institucional e vemos que a Sudene tem muito a contribuir. Avançamos em iniciativas como a aplicação de microcrédito, a criação de um comitê de articulação com instituições financeiras federais e a estruturação de planos sub-regionais. Essa cooperação é uma oportunidade, sobretudo, para melhorar a percepção da sociedade sobre nossa atuação e nossas entregas”, afirmou.
O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que as duas autarquias enfrentam desafios semelhantes, como a extensão territorial das áreas atendidas e as questões orçamentárias. Para ele, a cooperação técnica amplia a capacidade de resposta do Estado. “São trocas de experiências. Temos dificuldades comuns, mas também muitas possibilidades de cooperação em torno de uma agenda estratégica de desenvolvimento regional”, disse.
Ao longo da reunião, foram debatidos temas como governança institucional, métodos de elaboração de planos regionais de desenvolvimento, avaliação de instrumentos como os incentivos fiscais, articulação com os agentes operadores dos fundos de desenvolvimento regional e regionalização de políticas federais. A Sudene apresentou, ainda, experiências recentes, como as articulações para viabilizar a Chamada Nordeste, o aprimoramento de processos de avaliação e a construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, além de iniciativas voltadas à produção de conhecimento e à inovação, a exemplo dos boletins temáticos, da plataforma Data Nordeste e de editais específicos.
A cooperação técnica entre as superintendências busca fortalecer a construção de políticas públicas mais integradas, sustentáveis e inclusivas. A expectativa é que o intercâmbio permanente de informações, dados e metodologias amplie a efetividade das ações governamentais e contribua para reduzir desigualdades regionais, por meio de uma rede colaborativa de produção e compartilhamento de conhecimento.
Reportagem: Agnelo Câmara, analista técnico administrativo em Comunicação | Assessoria de Comunicação da Sudene
Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.