Receitas e despesas

Nesta página, são divulgadas informações sobre a previsão e arrecadação de receita pública e execução orçamentária e financeira detalhada da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Publicado em 24/08/2020 09h55

Por questões didáticas, buscamos trazer uma breve explicação para compreensão geral do que se trata cada um dos itens a seguir. O conteúdo tem como base o Portal da Transparência, fonte oficial de dados do Governo Federal. Para pesquisar sobre orçamentos, receitas e outros assuntos financeiros sobre a Sudene, utilize o link que disponibilizamos em cada sessão a seguir. Você será redirecionado (a) para o Portal da Transparência. Lá, você poderá fazer novas buscas com base nos filtros do sistema, a exemplo do "período".

 

Orçamento da receita pública

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes.

Você pode acessar o orçamento da receita da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste no Portal da Transparência.

 

Execução da receita pública

O processo de execução das receitas é composto de três etapas. No orçamento, a receita precisa ser primeiro estimada. É a previsão orçamentária. Sem uma ideia de quanto vai receber, o governo não pode ter uma ideia de quanto pode gastar. Por isso os técnicos fazem, a cada ano, uma previsão dos valores para as diferentes formas de receita do Governo. O próximo passo é o lançamento. Isso ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando. Quando os valores são realmente obtidos pelo governo e passam a ficar disponíveis na conta única do Tesouro Nacional, tem-se a arrecadação e recolhimento da receita. Agora, esse recurso pode ser aplicado nas políticas públicas.

Você poderá consultar a execução da receita da Sudene no Portal da Transparência.

 

Orçamento da despesa pública

A despesa pública pode ser entendida como a aplicação de recursos do Estado para custear os serviços de ordem pública ou para investir no desenvolvimento do país.

Para consultar o orçamento da despesa da Sudene, acesse as informações do Portal da Transparência.

 

Detalhamento de viagens a serviço

Nesta consulta, você pode conferir os custos relativos às viagens a serviço pelos servidores da Sudene. Vá ao Portal da Transparência e escolha um um período.