Notícias
Desenvolvimento regional
Superintendências regionais firmam acordo para impulsionar desenvolvimento integrado
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Brasília (DF), 6 de agosto de 2025 – Um passo importante para a articulação de políticas públicas mais eficazes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foi dado nesta quarta-feira. A Sudene firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com as Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco). O documento prevê a criação do Fórum Permanente de Articulação Interinstitucional de Desenvolvimento Regional, espaço estratégico para o intercâmbio de experiências e a construção de iniciativas conjuntas voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo central é integrar esforços institucionais, otimizar recursos públicos e ampliar o impacto das políticas territoriais em áreas prioritárias como inovação, sustentabilidade, economia criativa, capacitação e participação cidadã.
A parceria estabelece um plano de trabalho que inclui o compartilhamento de dados e tecnologias sociais, a troca de boas práticas institucionais, a convergência de estratégias estruturantes e a realização de eventos técnicos conjuntos. A ideia é fortalecer capacidades institucionais e fomentar projetos de alcance inter-regional que respeitem as especificidades de cada território, promovendo uma atuação coordenada e efetiva.
“A ideia é que possamos fortalecer ainda mais a cooperação regional, construindo soluções bem-sucedidas que possam ser replicadas e adaptadas às realidades das diferentes regiões envolvidas” afirmou o diretor substituto de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo. “A experiência da Sudene com instrumentos como a reativação do comitê de articulação das instituições financeiras e os editais de inovação com recursos de pesquisa e desenvolvimento pode contribuir bastante nesse processo”, completou.
Entre as ações previstas, destaca-se o intercâmbio de servidores e especialistas entre as superintendências, como forma de promover o aprimoramento técnico e a troca de experiências entre as equipes. Também está em estudo a criação de um programa voltado ao fortalecimento da economia criativa e cultural, com foco na valorização das identidades locais, apoio a produtores culturais e estímulo ao turismo regional.
A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, destacou o caráter coletivo e transformador da iniciativa. "Estamos unindo vozes e saberes para transformar. É um pacto, uma conquista coletiva, uma ferramenta viva de planejamento pelos desafios comuns entre Nordeste, Norte e Centro-Oeste".
Para o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, o desenvolvimento regional exige engajamento multissetorial e diálogo federativo. “É necessário investir em um modelo de desenvolvimento sustentável que mobilize a participação de todos os atores, garantindo o equilíbrio entre as forças envolvidas. Este processo de interação é justamente o que buscamos estabelecer com esta iniciativa. Vivemos um momento de resgate do planejamento regional, em que se torna fundamental reforçar o diálogo entre as instâncias federal, estadual e municipal”, afirmou.
O secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, também ressaltou a relevância da articulação entre as três superintendências. “Hoje vemos uma verdadeira ação governamental, resultado de um esforço que, desde o início, tem procurado identificar ações que dão certo nos três territórios, capazes de entender as diferenças entre eles e, ainda assim, apresentarem bons resultados”.
Entre as frentes de colaboração já delineadas, estão o intercâmbio de servidores, o compartilhamento de metodologias e tecnologias aplicadas a projetos regionais e a valorização da economia criativa como vetor de desenvolvimento. Essas ações integradas buscam fortalecer a capacidade institucional das autarquias e ampliar o alcance social e territorial das políticas públicas.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.
