Notícias
MGI disponibiliza vídeos sobre palestras do Encontro Nacional de Gestão de Pessoas 2025
Já está disponível no YouTube do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a playlist ConectaGente – ENGP 2025, que reúne 43 vídeos com palestras sobre assuntos centrais da área de gestão de pessoas, como transformação digital e inteligência artificial, presença de pessoas negras no serviço público, política de segurança do trabalho e o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD).
O conteúdo foi gravado durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas (ENGP 2025), realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MGI), e agora está acessível para quem deseja se aprofundar nos debates da área. A playlist pode ser conferida neste link: ConectaGente – ENGP 2025.
Entre os destaques, está o talk show do LideraGov, que apresentou a publicação “Vozes Negras no Serviço Público”. O livro reúne artigos de servidoras e servidores negros que participaram do programa, que incentiva o surgimento de novas lideranças na administração pública federal. No bate-papo, Ane Silva, Ana Paula Sebastião, Gean Frank, Elias de Oliveira Sampaio e Erica de Holanda Leite também relataram suas experiências na 4ª edição do programa e reforçaram a importância de ampliar a representatividade negra no serviço público.
Outro vídeo traz a palestra do secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso, sobre o Modelo Referencial do Ciclo Laboral, que aborda a trajetória do servidor público desde sua aprovação em concurso até a aposentadoria. Ele destaca a necessidade de pensar em ações de desenvolvimento ao longo de toda a trajetória na Administração Pública.
Também estão disponíveis as gravações da Arena, espaço de debates que trouxe reflexões sobre temas como uso de dados na gestão estratégica de pessoas, planejamento da força de trabalho baseado em evidências, movimentação de pessoal e comportamento humano em processos decisórios.
Números do encontro
O ENGP 2025 consolidou-se como um dos maiores fóruns voltados para a Transformação do Estado, reunindo gestores, especialistas e servidores de todo o país. O evento deste ano contou com 1.300 inscritos, 145 painelistas e 72 atividades, distribuídas em três palcos simultâneos.