Painel de Dados da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
Resumo
O dashboard oferece uma visão gerencial qualificada dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs) e permite o monitoramento permanente da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), com base em informações estratégicas atualizadas em tempo real.
Descrição
Transparência na gestão, uso eficiente de recursos e melhoria dos serviços prestados à população, por meio da capacitação contínua dos servidores públicos, estão entre os principais objetivos da ferramenta, criada pelo órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
A solução digital possibilita o acompanhamento de todas as etapas dos PDPs — da elaboração, passando pelos ciclos de revisão e execução, até a avaliação final das ações de capacitação.
Disponível no Observatório de Pessoal e na página de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, o painel consolida dados a partir de 2023. Com visual intuitivo, glossário explicativo e filtros personalizados, a plataforma é voltada para diferentes perfis de usuários, viabilizando análises sob diversas perspectivas.
Gestão baseada em evidências
A meta do dashboard é promover um planejamento mais assertivo das ações de capacitação. A ferramenta representa um avanço importante para o setor público, ao permitir que as decisões sejam tomadas com base em informações concretas, fortalecendo, assim, a gestão baseada em evidências.
O painel de dados é uma solução estratégica que oferece controle, clareza e inteligência gerencial sobre os PDPs, permitindo verificar se os investimentos estão impulsionando de fato o desenvolvimento efetivo de servidores, conforme os objetivos da PNDP.
Com a ferramenta, o órgão central do Sipec reforça seu compromisso com a transparência na gestão dos recursos aplicados em ações de desenvolvimento, contribuindo para uma administração pública mais eficiente, ágil e centrada no cidadão.
Funcionalidades do dashboard da PNDP
O dashboard reúne dados estratégicos que impulsionam o planejamento mais eficaz dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas e fortalecem as ações de desenvolvimento no setor público. Entre os destaques, estão:
- Panorama nacional dos órgãos e entidades federais que enviaram seus PDPs.
- Análise detalhada das necessidades de desenvolvimento identificadas.
- Estimativas de participação de servidores nas ações de capacitação planejadas.
- Status dos PDPs, com resultados organizacionais e sugestões de soluções de aprendizagem.
- Competências associadas às ações e principais temáticas abordadas;
- Informações completas sobre os quatro ciclos de revisão realizados.
- Dados do informe de execução, incluindo total e média de recursos públicos investidos.
- Principais fornecedores de capacitação, contratados ou não pelos órgãos.
- Avaliação da efetividade das ações de desenvolvimento executadas pelos órgãos e entidades.
- Tipos de modalidade das ações de capacitação realizadas: presencial, a distância, remota e híbrida.
- Comparativo estratégico entre participações validadas e necessidades efetivamente executadas.
- Volume de necessidades revisadas ao longo dos quatro ciclos.
- Ranking de órgãos e entidades com maior número de necessidades indicadas.
- Indicadores de esforço de aprendizagem e nível de escolaridade dos servidores.
Esse conjunto de informações permite uma visão sistêmica e inteligente para apoiar decisões mais assertivas em políticas de desenvolvimento de pessoas na administração pública federal.