Notícias
MULHERES
Evento lança programa de mentoria para servidoras de carreiras transversais
Servidoras de carreiras transversais coordenadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participaram, na última sexta-feira (20/3), de uma palestra virtual, transmitida pelo canal do Youtube do MGI, para marcar o lançamento do Programa de Mentoria das Carreiras Transversais - Por Elas, Para Elas. O Programa é um projeto piloto da Diretoria de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI) e tem como objetivo incentivar novas lideranças e diminuir a desigualdade de gênero e raça nos postos de liderança do serviço público federal.
A iniciativa busca também a integração entre as novas servidoras e o compartilhamento de experiências entre profissionais com trajetórias consolidadas e as iniciantes na carreira por meio de mentorias no formato 1:1 (uma mentora para uma mentorada). A orientação é destinada a mulheres das carreiras de Analista de Infraestrutura (AIE), Analista Técnica de Políticas Sociais (ATPS) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
A mediação do lançamento foi conduzida pela diretora de Inovação Governamental, Claudia Martinelli, que destacou, entre as prioridades que inspiraram a criação do programa, a relevância de se formar uma rede de apoio entre servidoras. “Esse encontro promove a reflexão de como a gente pode estimular um intercâmbio maior, aprendizado coletivo e a conexão entre trajetórias femininas, e em como isso pode contribuir para um maior protagonismo das mulheres no serviço público”, explica Martinelli.
Ainda segundo a diretora, o outro aspecto que inspirou o Programa foram as “experiências incríveis dentro das carreiras que mereciam ter mais visibilidade e serem compartilhadas, servindo de inspiração para outras profissionais”.
Diversidade
O aumento da diversidade é outro objetivo do Programa. Os números do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) mostram que dos 871 aprovados, 443 são mulheres, 177 são negras ou negros e 52 são pessoas com deficiência. Os dados foram destacados pela secretária adjunta da Seges, Regina Lemos. De acordo com ela, “estamos muito felizes com o aumento da diversidade, maior inclusão e representatividade nesse CPNU”.
O Programa de Mentorias de Carreiras Transversais - Por elas e Para Elas nasce com o propósito de fortalecer a diversidade, uma vez que a maioria das pessoas ocupantes de cargos comissionados até o momento são homens. “Ao analisarmos também os aspectos relacionados à raça e à deficiência, as disparidades tornam-se ainda mais evidentes. Esse cenário nos preocupa, sobretudo no que se refere ao nível de diversidade que pretendemos assegurar na ocupação dos cargos de liderança”, explicou Martinelli.
Além de Regina Lemos e Claudia Martinelli, participaram do evento de lançamento as especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental Cida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI, que também atua na coordenação do CPNU; e Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Também estiveram presentes a analista de Infraestrutura Cristiane Battiston, diretora da Agência Nacional de Águas; e a analista técnica de Políticas Sociais Juliana Agatte, secretária extraordinária da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. As convidadas trouxeram suas histórias de vida no trabalho e compartilharam aprendizados e experiências.
O programa de mentorias
Com duração de seis meses, o programa terá início em maio deste ano, em formato de 1:1 (uma mentora para uma mentorada), com um total de 20 duplas. A participação é voluntária.
A mentoria é um processo de crescimento profissional e pessoal no qual mentora e mentorada compartilham experiências e conhecimentos, possibilitando que a mentorada protagonize seu próprio desenvolvimento orientada pela mentora que busca, por meio de técnicas e métodos, aprimorar o conhecimento de forma customizada, individualizada e baseada em uma relação de proximidade.
Com o Programa, espera-se auxiliar as novas servidoras em seu crescimento profissional e adaptação às atividades do serviço público e a traçar os objetivos para o desenvolvimento na carreira e mapear oportunidades de crescimento, além de propiciar maior rapidez na aprendizagem organizacional.
A iniciativa também visa preparar mulheres para assumir grandes desafios públicos no médio e longo prazo, além de disseminar boas práticas em gestão do serviço público. As inscrições serão abertas no dia 30 de março por meio do seguinte link: