Notícias
INSTITUCIONAL
Ministério da Gestão anuncia mudança na Secretaria-Executiva
Cilair Rodrigues de Abreu assume a Secretaria-Executiva após três anos de gestão de Cristina Kiomi Mori. Foto: André Corrêa
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa a mudança no cargo da Secretaria-Executiva da pasta, conforme decretos publicados nesta quarta-feira (7/1) no Diário Oficial da União, assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Cilair Rodrigues de Abreu assume o cargo no lugar de Cristina Kiomi Mori.
A pedido, Cristina Kiomi Mori deixa o cargo após três anos de atuação. Nesse período, teve papel estratégico no fortalecimento da capacidade institucional do Estado e na condução de agendas estruturantes de modernização da administração pública federal. Entre os principais marcos de sua gestão, Cristina participou da concepção e coordenação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa inédita no governo federal que redefiniu o modelo de ingresso, com provas aplicadas em centenas de municípios, democratizando o acesso às carreiras públicas.
A atuação de Cristina foi decisiva também para a consolidação das políticas de ações afirmativas no âmbito do CPNU, com o fortalecimento das cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além da ação afirmativa de equidade de gênero incorporada ao a segunda fase do CPNU 2, com equiparação no número de número de mulheres de convocadas. Iniciativas que contribuíram para tornar os concursos públicos mais representativos da diversidade da sociedade brasileira.
Para a função de Secretário-Executivo, foi nomeado Cilair Rodrigues de Abreu, que assume o cargo com a missão de dar continuidade às ações em curso e apoiar a implementação das prioridades do ministério voltadas ao fortalecimento da capacidade estatal e de modernização do Estado Brasileiro para inovar e entregar melhores políticas públicas em benefício da população. Servidor de carreira, Cilair possui ampla com atuação nas áreas de planejamento, orçamento e gestão pública. É doutor e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), exerceu funções estratégicas na administração pública federal, especialmente na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi diretor e secretário adjunto em três secretarias.
Desde 2023, Cilair Rodrigues de Abreu esteve à frente da Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, período em que liderou o fortalecimento dos serviços compartilhados como instrumento estratégico de modernização administrativa no âmbito do Poder Executivo federal.
Nesse contexto, o ColaboraGov se consolidou como a principal iniciativa federal de serviços compartilhados, estruturando um novo modelo de cooperação entre órgãos e entidades da administração pública. O programa atualiza e amplia o conceito de serviços compartilhados ao promover a padronização de processos, a integração de sistemas e o compartilhamento de estruturas administrativas em áreas estratégicas como licitações, contratos, logística, orçamento e gestão de pessoas.
Com a mudança, Isabela Gebrim, que atuava como secretária-adjunta da área, assume a liderança da SSC. Isabela possui ampla formação em Administração, Economia e Gestão Pública e reúne mais de 15 anos de experiência em administração pública, logística, contratações, orçamento e finanças. Ao longo de sua trajetória, exerceu funções estratégicas no governo federal, incluindo os cargos de subsecretária de Orçamento e Administração no Ministério das Comunicações, coordenadora-geral de Serviços Compartilhados na Central de Compras do Ministério da Economia e coordenadora-geral de Logística no Ministério da Integração Nacional.