Notícias
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Egresso do LideraGOV é homenageado na Câmara de Vereadores de Petrópolis/RJ por sua trajetória acadêmica e profissional
O egresso da turma 4.0 do Programa LideraGOV, Ueliton da Costa Leonidio, foi um dos homenageados em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Petrópolis, no Rio de Janeiro, no início de setembro. O evento celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão de Administrador e reconheceu a trajetória acadêmica, profissional e as contribuições do LideraGOVer à administração pública, com ênfase em inovação, gestão e liderança.
Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) o programa LideraGov busca desenvolver competências de gestão e fomentar uma rede de líderes qualificados, diversos e comprometidos com a melhoria dos serviços públicos.
A sessão solene reuniu representantes do setor público, da iniciativa privada, professores, acadêmicos e profissionais da área, reforçando a importância da Administração na condução e fortalecimento das políticas públicas. Este ano, a comemoração teve um significado especial: marca o Jubileu de Diamante da Administração, um mês histórico de homenagens e troca de conhecimento que reafirma a relevância da profissão de Administrador na construção de uma gestão pública e privada cada vez mais eficiente, ética e estratégica.
Para Ueliton, a menção honrosa representa uma valorização de sua trajetória e de todos os administradores. "Foi emocionante receber essa homenagem na Câmara de Vereadores de Petrópolis. Representar administradoras e administradores do município e ter minha trajetória reconhecida é muito especial. Para mim, foi como reviver um filme da vida, com desafios, conquistas, aprendizados e o apoio de tantas pessoas que fizeram parte dessa caminhada", ressalta.
Na oportunidade, o egresso da turma 4.0 do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes também reforçou o valor do ofício que escolheu exercer. "Para mim, ser administrador é realizar, impactar, engajar, inspirar, trazer soluções e enxergar o mundo como um lugar de oportunidades, onde posso aprender e colocar minha profissão em prática. Nosso trabalho é essencial, pois nos dá a visão de como as engrenagens funcionam em conjunto e do impacto de cada uma delas no sistema, desde a percepção institucional até a operacional", salienta.
A quarta edição do Programa foi uma parceria entre o MGI, a Enap e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e dedicada exclusivamente a pessoas negras, reunindo 51 participantes. Dessa forma, o Programa fortalece o compromisso do governo federal na transformação do Estado, com a construção de uma liderança pública mais plural, inclusiva e representativa.
Gestão e liderança
A formação de Ueliton como administrador tem sido determinante para sua atuação no serviço público, permitindo que contribua em diversas áreas do Campus Petrópolis (CEFET/RJ), incluindo compras, gestão de pessoas, atuação no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e na aplicação de tecnologias no dia a dia.
Segundo ele, os principais desafios da profissão hoje estão na conciliação entre inovação e pessoas, especialmente diante da necessidade de adaptar processos à cultura organizacional e lidar com o ambiente político e social. "Superar essas demandas exige sabedoria e liderança, competências que considero centrais para o exercício da Administração. Letrar, adotar e usar as tecnologias tem sido um desafio, que passa principalmente pela cultura organizacional. E, mais do que nunca, lidar com o ambiente social e, consequentemente, com as pessoas, tem exigido muita sabedoria, e passa exatamente pelo que amo, que é a liderança", pontua.
Além de atuar na administração pública, Ueliton também se dedica à formação de novos administradores, ressaltando a importância de competências essenciais para a profissão. "Ser disruptivo, aberto a mudanças, saber se comunicar, construir redes, aprender continuamente, liderar com escuta ativa e lidar com pessoas são habilidades fundamentais", afirma.
O servidor enfatiza ainda o valor do autoconhecimento, que permite ao profissional encontrar seu propósito e potencializar sua atuação. "As demais competências, de caráter técnico, incluem ter visão desde o planejamento até a execução, administrar de forma harmoniosa as diversas variáveis e compreender que nenhuma conquista é alcançada individualmente", complementa.
Entre os projetos que marcaram sua trajetória no serviço público, Ueliton destaca o Programa LideraGOV como o de maior impacto, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. "Essa experiência possibilitou construir laços profundos com colegas, além de refinar minha visão política, estratégica e institucional, o que me trouxe ferramentas práticas para otimizar o trabalho no meu dia", finaliza.
Saiba mais sobre o LideraGOVer
Ueliton da Costa Leonidio é natural de Petrópolis. Servidor público e LideraGOVer, atua no CEFET-RJ, em Petrópolis, na área de administração e compras, atualmente como gerente administrativo substituto e responsável pela gestão dessas unidades.
Possui sólida formação acadêmica: é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pelo CEFET-RJ, com linha de pesquisa em inovação; Mestre em Administração pelo IBMEC; possui MBA em Ciência de Dados pelo IGTI/XPE e MBA em IA para Negócios - Exame/Saint Paul; e é graduado em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis.
Atua também como docente na Católica de Petrópolis, onde coordena o curso de Administração. Suas paixões incluem educação, pessoas, docência e pesquisa, com foco em dados, inovação, projetos, sustentabilidade e diversidade.
Sobre o Programa LideraGOV
O LideraGOV é uma política de Estado e tem como objetivo formar lideranças humanas e inovadoras preparadas para assumir funções estratégicas, oferecendo uma experiência transformadora de desenvolvimento de competências e promovendo uma rede interinstitucional que fortalece o desenvolvimento profissional no setor público.
O Programa tem como uma de suas fases a formação de uma rede de lideranças: a Rede LideraGOV. Essa Rede tem como propósito consolidar vínculos entre egressos, ampliar a visibilidade do Programa, promover o desenvolvimento contínuo de lideranças inclusivas e diversas e incentivar a troca de experiências.
O LideraGov tem como missão formar novas lideranças no serviço público, com mais diversidade e conexão com a realidade do país. A atual turma é composta por 58% de pessoas negras, 32% de pessoas com deficiência, representantes de 15 unidades da Federação e 29 órgãos diferentes, com paridade de 50% entre mulheres e homens.