Notícias
CONCURSO NACIONAL
Ministério da Gestão nomeia aprovados do Concurso Público Nacional Unificado
A espera acabou! As candidatas e candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para as vagas ofertadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foram nomeados nesta segunda-feira (5/5), por meio da Portaria MGI nº 4.173/2025. Conforme determina a Lei 8.112/90, os candidatos têm até 30 dias para tomar posse.
Para que os aprovados e aprovadas de diversas cidades do país possam realizar o processo de admissão de forma ágil, digital e simplificada, foi desenvolvida uma nova funcionalidade na plataforma SOUGOV.BR para que todo o processo seja realizado de forma digital. A nova funcionalidade também introduz o Perfil Profissiográfico, uma ferramenta que auxilia na gestão de pessoas, permitindo decisões mais assertivas sobre a alocação dos servidores, considerando tanto suas competências quanto as demandas dos órgãos e entidades.
Documentação
A documentação obrigatória para a posse está disponível no Portal do Servidor, em https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/ingresso-de-servidores/documentacao-obrigatoria.
A documentação deverá ser apresentada pela plataforma digital SOUGOV.BR, seguindo as orientações do Manual do Ingressante, disponível em https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/ingresso-de-servidores/ManualdoIngressanteviaSOUGOV.BR.pdf.
Inspeção Médica Oficial
Para fins de realização de inspeção médica oficial, os candidatos deverão providenciar, os exames médicos relacionados no Anexo II da Portaria. A inspeção médica visa à emissão do Atestado declaratório de aptidão ou inaptidão física e mental, documento obrigatório para a posse.
De acordo com a portaria, os Atestados declaratórios de aptidão ou inaptidão física e mental deverão ser emitidos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com o que estabelece a Portaria SRT-MGI nº 4.515, de 26 de junho de 2024.
Lotação
Os candidatos nomeados terão lotação e exercício nas vagas disponíveis, de acordo com as necessidades declaradas pela Portaria SE/MGI Nº 3064, de 24 de abril de 2025. A norma traz a relação de cargos autorizados e a distribuição das vagas disponíveis para atuação em diversos estados e no Distrito Federal.
A maioria das oportunidades está concentrada em Brasília (DF), onde fica a sede do MGI, com destaque para os cargos de Engenheiro (68 vagas), Economista (27), Arquiteto (14) e Técnico em Comunicação Social (10). Há também vagas em outros estados, como Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Acre (AC), Mato Grosso do Sul (MS), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP), destinadas para unidades regionais vinculadas à pasta.
Contato para tirar dúvidas
A portaria estabelece que, em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato pelo endereço eletrônico cape.dgp@gestao.gov.br. Esse é o canal oficial de comunicação com os candidatos.