Notícias
PROCESSO SELETIVO
Gestão abre novo processo seletivo de gratificações para servidores atuarem para Instituições de Ensino do SISP
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta sexta-feira (9) um novo processo seletivo de gratificações com o objetivo de selecionar servidores públicos de instituições federais de ensino (IFEs). Ao todo, estão sendo oferecidas 20 Gratificações do Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática (GSISPs) para os escolhidos atuarem na área de gestão e planejamento de tecnologia da informação dentro destes órgãos.
“Essa iniciativa dará continuidade às ações em parceria com as instituições federais de ensino, com o objetivo de aumentar o valor médio do Índice de Maturidade em Governança de Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação” afirmou o secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas.
Em fevereiro deste ano, foram ofertadas 30 GSISPs para servidores atuarem na área de privacidade e segurança da informação dentro de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Universidades Federais e demais instituições federais de ensino que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
“O trabalho desses servidores será vinculado à Secretaria de Governo Digital do MGI, que é responsável pela Governança em Tecnologia da Informação no âmbito do SISP”, detalhou Rogério. No entanto, no dia a dia, os servidores vão atuar diretamente nas instituições federais de ensino. Os interessados devem acessar o SOUGOV.BR e fazer a sua inscrição até o dia 28 de maio.
Para participar da seleção, os candidatos terão que seguir os seguintes passos:
- Acessar o SOUGOV.BR (aplicativo ou web);
- Acessar o módulo "Currículo e Oportunidades"
- Atualizar currículo no Banco de Talentos do SouGov.br;
- Localizar o edital da oportunidade [https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/EditalDetalhe?IdEditalInput=4275];
- Efetivar inscrição clicando em "quero me candidatar".
Após esse processo, o currículo será enviado automaticamente pela plataforma.
Atribuições dos candidatos selecionados
Os servidores selecionados irão atuar com foco nas instituições federais de ensino, realizando atividades como:
- Gerenciamento de projetos relacionados à governança em tecnologia da informação dos órgãos do SISP, com foco principal nas Universidades e Institutos Federais;
- Definição, medição e monitoramento dos indicadores relacionados ao iGOVSISP;
- Prospecção de melhorias para os Planos Diretores de Tecnologia da Informação dos órgãos do SISP; e
- Desenvolvimento de trilhas de capacitação, com o levantamento de habilidades e competências necessárias para as atividades relacionadas à tecnologia da informação.
Autodiagnóstico SISP
Anualmente, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do MGI promove o Autodiagnostico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) junto aos seus participantes, no intuito de avaliar a governança de TI, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas que necessitam de aprimoramento.
Os dados do autodiagnóstico são utilizados para calcular o Índice de Maturidade em Governança de Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (iGOVSISP). Por meio desse instrumento, os órgãos integrantes do SISP são capazes de direcionar suas políticas públicas de TI e implementar ações estratégicas com base nas informações coletadas.