Notícias
SERVIDORES PÚBLICOS
Esforço concentrado da Decipex garante pagamento do reajuste a servidores aposentados, pensionistas e aos ativos dos ex-territórios
Além dos servidores ativos, o reajuste das remunerações, incluindo os valores retroativos a janeiro de 2025 — previsto na Medida Provisória (MP) nº 1.286 — contemplou 170 mil aposentados e pensionistas. A Diretoria de Serviços de Aposentados, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI), atuou de forma decisiva para viabilizar o pagamento de todos os beneficiários no dia 2 de maio.
A coordenadora-geral de Pagamentos da Decipex, Elaine de Souza Barros, relata que cerca de 30 profissionais trabalharam em regime de plantão permanente, garantindo a resolução de inconsistências e a execução ágil dos ajustes necessários. “Demais integrantes da força de trabalho atuaram em esquema de revezamento, assegurando a continuidade das atividades e o suporte necessário às demandas operacionais durante todo o ciclo”, destaca.
Entre os dias 12 e 14 de abril, foi realizada a análise e o tratamento dos processos relativos ao pagamento de aposentados, pensionistas e servidores dos ex-territórios e órgãos extintos — responsabilidade direta da Decipex. Ao todo, 86 servidores da Diretoria participaram da operação. “A superação dessa etapa demonstra a resiliência e eficiência das equipes da Decipex, reforçando nosso compromisso com a continuidade e a qualidade da gestão dos pagamentos no âmbito da Administração Pública Federal”, afirma Elaine.
A agente administrativa da Coordenação-Geral de Pagamentos, Claudia Rosa Silveira, lembra que o prazo curto foi um desafio adicional para a equipe. “Não foi fácil incluir todos os processos no sistema em tão pouco tempo. Mas, com união e parceria, conseguimos concluir o trabalho dentro do prazo”, destaca. “A sensação é de dever cumprido”, finaliza.
Bastidores da operação
Desde o início de abril, as unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos federais atuaram de forma coordenada para garantir a conformidade dos dados e o cumprimento dos prazos operacionais.
“O fechamento da folha é sempre uma etapa crítica da gestão, exigindo revisão da aplicação dos reajustes, implantação e revisão de benefícios, aplicação de descontos e demais lançamentos que impactam diretamente o contracheque dos servidores”, explica o diretor da Decipex, Marco Aurélio Alves da Cruz.
Segundo Marco, o comprometimento interno de todas as equipes foi fundamental. “Foi um cenário fora da rotina, que exigiu reforço de estrutura e dedicação para que aposentados, pensionistas e servidores recebessem seus pagamentos em tempo hábil. Sabemos o quanto esse trabalho impacta a vida das pessoas”, acrescenta.
Um destaque especial vai para o empenho das três Divisões de Gestão de Pessoas (DIGEPs) dos ex-territórios de Rondônia, Roraima e Amapá, responsáveis pelas folhas de servidores ativos, aposentados e pensionistas da região. Mesmo diante do prazo apertado e do alto volume de ajustes, as equipes mantiveram o compromisso com a qualidade e a entrega dos resultados. Foram realizados plantões presenciais ao longo do fim de semana, com servidores mobilizados para garantir a finalização do processo. “Dada a complexidade dessa folha e o nível de tensão envolvido, as equipes realizaram um trabalho excelente”, afirma José Carlos dos Santos, coordenador da Coordenação-Geral de Divisões de Gestão de Pessoas (CGDIGEP).
Novos benefícios concedidos em abril
Além da operacionalização dos reajustes, a Diretoria implantou cerca de 300 novos benefícios de aposentadorias e pensões em abril, no prazo reduzido de apenas quatro dias — dois deles durante o fim de semana. “A continuidade das concessões, mesmo diante de um cenário tão desafiador, só foi possível graças à atuação integrada das equipes, que conciliaram as atividades de rotina com as demandas adicionais”, ressalta Marco Aurélio.
Consulta aos contracheques no SouGov
Os contracheques estão disponíveis para consulta no aplicativo SouGov.br — plataforma oficial de serviços de gestão de pessoas do Governo Federal. Nela, servidores e beneficiários têm acesso ao detalhamento dos valores, histórico de pagamentos e demais informações funcionais.
A Secretaria de Gestão de Pessoas reforça que dúvidas relacionadas às folhas de pagamento devem ser encaminhadas pelos canais oficiais de atendimento.