Notícias
PROGRAMA DE GESTÃO
Gestão conclui projeto de mentoria a órgãos públicos federais para o aprimoramento da execução do Programa de Gestão e Desempenho
A melhoria das práticas de gestão para a execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) guiou o Projeto Mentoria em PGD, oferecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a unidades de 14 instituições da Administração Pública Federal. O treinamento, com duração de sete meses, foi encerrado no dia 30 de junho e abrangeu unidades atuantes em gestão estratégica e de pessoas.
O projeto foi dividido em três fases: elaboração de planos de entrega e planos de trabalho; execução e monitoramento dos planos de entrega e avaliação da execução dos planos de trabalhos. Do total das instituições selecionadas, sete concluíram o projeto, aprimoraram as suas práticas e estão aptas a serem reconhecidas como unidades de execução modelo em PGD.
Ao término da mentoria, foi concluído que 66% das unidades participantes diminuíram o número de entregas, 66% melhoraram a redação das entregas (33% já tinham uma boa redação), 66% melhoraram a redação da descrição das entregas, 33% melhoraram a redação das metas e 11% melhoraram a redação dos prazos.
As unidades participantes que concluíram o treinamento fazem parte das seguintes instituições: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF); Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ministério da Fazenda (MF); e Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MGI).
De acordo com a coordenadora-geral de Desenvolvimento Institucional do COAF, Margareth Tavares, a mentoria foi muito importante para esclarecer a definição de entregas, o que também auxiliou para um melhor entendimento de como deve ser feito o monitoramento do PGD. “A partir do momento em que conseguimos entender a entrega, nosso entendimento de definição de metas e de prazos também ficou mais claro”, ressaltou.
Destaques da mentoria
O Projeto de Mentoria em PGD ofereceu benefícios estratégicos para as unidades participantes, promovendo o fortalecimento da gestão e o amadurecimento na implementação do Programa. Entre os principais diferenciais, destacaram-se a assistência direta e customizada na elaboração dos planos de entregas e de trabalho, e o acompanhamento personalizado durante a implementação do PGD.
As unidades contaram ainda com um canal de comunicação direta com a equipe da Coordenação-Geral do Programa de Gestão e Desempenho da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), o que facilitou o suporte contínuo e ágil. O projeto também proporcionou reconhecimento e visibilidade às unidades como modelos de referência, ofereceu análises individualizadas da adoção do programa e incentivou o compartilhamento de boas práticas entre as unidades participantes, fortalecendo a cultura de colaboração e aprendizado mútuo.
Novas ofertas de disseminação de boas práticas de gestão no âmbito do PGD estão sendo avaliadas, com o objetivo de ampliar o conhecimento obtido com o projeto.