Notícias
LIDERAGOV
LideraGOV 5.0 prorroga prazo de inscrição e traz mudanças no edital
O prazo para participar da quinta edição do LideraGOV, programa que capacita servidoras e servidores públicos para cargos de liderança na Administração Pública Federal, foi prorrogado. As servidoras e servidores interessados têm até o dia 9 de fevereiro para finalizarem suas inscrições. E nesta sexta-feira (31/1), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), trouxeram novidades no edital para simplificar as etapas de inscrição no programa, que representa uma oportunidade para quem busca transformar sua carreira e fazer parte de uma nova geração de lideranças públicas.
Entre as mudanças no edital, destaca-se a ampliação do prazo e a redução da pontuação mínima para aprovação na avaliação curricular, que passou de 40 para 25 pontos, conforme o item 15.3.2 do Edital nº 1/2025. Além disso, o documento revisou a pontuação atribuída ao tempo de serviço na Administração Pública Federal, estabelecendo 20 pontos para candidatos com 12 ou mais anos de experiência, conforme o item 15.5.5 do edital.
A proposta de alteração do edital visa não apenas ampliar a inclusão, mas também fortalecer os objetivos estratégicos do Programa, promovendo maior diversidade de perfis e origens institucionais.
Inscrições online
Totalmente online, a inscrição é feita pelo Sistema de Processos Seletivos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A seleção de candidatas e candidatos ocorre em três etapas: avaliação curricular; vídeo de apresentação e estudo de caso.
Para concorrer a uma das 50 vagas, é necessário ter vínculo efetivo no Poder Executivo Federal, diploma de nível superior e não ocupar Cargos Comissionados Executivos (CCEs) ou Funções Comissionadas Executivas (FCEs) de nível 13 ou superior.
O LideraGOV é mais do que uma capacitação. É uma experiência transformadora que prepara servidoras e servidores para desafios reais, estimulando a gestão inovadora, colaborativa e orientada para resultados. Durante oito meses, de abril a dezembro de 2025, os participantes terão acesso a um modelo pedagógico diferenciado, com mentorias, acompanhamento especializado e flexibilidade para conciliar os estudos com a rotina profissional.
Formando líderes para um setor público mais diverso e eficiente
Desde sua criação, o LideraGOV tem sido um catalisador de mudanças, impulsionando a diversidade na alta gestão pública. Nesta edição, o programa reafirma seu compromisso com a inclusão e estabelece percentuais mínimos de vagas para grupos historicamente sub-representados:
40% para pessoas negras;
8% para pessoas com deficiência;
4% para indígenas;
4% para quilombolas;
4% para pessoas trans.
Para Fábio Costa de Souza, coordenador do Arquivo Nacional e egresso da segunda turma, o programa é essencial para abrir caminhos antes inacessíveis: "Precisamos de políticas afirmativas para garantir uma representatividade real. O LideraGOV fortalece a preparação de lideranças negras e possibilita o acesso a espaços de decisão". Fábio também atuou como monitor na turma do LideraGOV 4.0, edição especial para pessoas negras.
Jornada de crescimento profissional
Com 239 servidoras e servidores formados em suas quatro edições anteriores, o LideraGOV é um programa consolidado, agora oficialmente reconhecido como política pública. Eduardo Almas, idealizador do projeto no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destaca a evolução do programa. "Nosso compromisso é continuar aprimorando o LideraGOV, garantindo que ele seja cada vez mais transparente, inclusivo e alinhado às necessidades da Administração Pública", afirma.
Os impactos do programa são refletidos nas trajetórias profissionais, como conta Antônio Fiuza, egresso da primeira turma e atual diretor no MGI. "Foi uma experiência transformadora, que impactou positivamente meu desenvolvimento e desempenho como líder na administração pública. O LideraGOV vai além da teoria, trabalhando técnicas de liderança que inspiram as equipes e focam em resultados", relata.
Priscila Carla da Silva, coordenadora-geral de Administração e Contratos do Ministério da Educação (MEC), enfatiza: "O LideraGOV foi a cereja do bolo na minha formação. Ele abriu muitas portas e proporcionou um networking incrível. Graças às competências adquiridas, alcancei o cargo mais elevado da minha carreira até agora", comemora.
Clique aqui e acesse a página exclusiva sobre o processo seletivo para a 5ª edição do Programa.