Notícias
LIDERAGOV
Egressa do Programa LideraGOV se torna a primeira mulher negra na diretoria do INCQS/Fiocruz
Legenda da foto: Mychelle Alves Monteiro é a primeira mulher negra no cargo de diretoria do INCQS/Fiocruz. Foto: Pedro Paulo Gonçalves - DIR/ INCQS
Na última sexta-feira (25/7) o auditório Sérgio Arouca foi palco de um momento histórico para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Mychelle Alves Monteiro, egressa da 4ª edição do Programa LideraGOV, tomou posse como diretora do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), tornando-se a primeira mulher negra a ocupar esse cargo na instituição.
"Assumir a direção do INCQS é uma honra imensa, que me faz olhar para trás, reconhecer quem veio antes de mim e, ao mesmo tempo, olhar para frente com responsabilidade. A escolha da data da posse não é aleatória: no dia 25 de julho celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, datas que nos convidam a reverenciar nossas ancestrais, mulheres negras que abriram caminhos para que outras, como eu, pudessem sonhar, ocupar espaços e fazer história", destacou Mychelle.
A nomeação da LideraGOVer representa um marco não apenas para a Fiocruz, mas também para o serviço público federal, ao reforçar o compromisso com a equidade racial e com a valorização da diversidade nos espaços de liderança através do LideraGOV, programa desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional da Administração Pública (Enap). O LideraGov visa identificar, valorizar e reter talentos por meio da construção de uma rede de servidores públicos de alto nível, aptos a atuarem como líderes inovadores e a ocuparem cargos e funções estratégicas na administração pública federal.
A posse foi celebrada com entusiasmo por representantes da Fiocruz, colegas de trabalho e integrantes da Rede LideraGOV, que reconhecem na conquista de Mychelle um passo significativo na construção de uma administração pública federal mais plural, competente e comprometida com a inclusão e a representatividade. O evento foi transmitido no canal do INCQS no Youtube.
Trajetória marcada pela ciência e pela educação pública
Nascida no bairro do Pombal de Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, a LideraGOVer construiu uma trajetória de vida marcada pela dedicação aos estudos, pelo compromisso com a ciência e pela valorização da educação pública.
Servidora pública e mulher negra, a trajetória de dedicação à ciência começou ainda na escola pública. Seu interesse pela área surgiu no curso técnico em Química da antiga Escola Técnica Federal, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (IFF), iniciou sua atuação na Fundação Oswaldo Cruz como técnica de laboratório terceirizada no INCQS/Fiocruz. Mais tarde, concluiu mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aprovada em dois concursos públicos na Fiocruz, Mychelle assumiu, primeiro, como técnica e, mais tarde, como pesquisadora em saúde pública. Atuou com foco em alimentos e medicamentos, construindo uma carreira orientada pelos princípios da ciência, da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do compromisso com o serviço público.
Hoje, a LideraGOVer ocupa um cargo de liderança na instituição onde iniciou sua jornada científica, um símbolo de perseverança, mérito e representatividade.
"Desde cedo, diziam que eu tinha perfil de liderança, que eu era uma líder nata. E talvez seja verdade. Minha primeira experiência de liderança foi ainda na infância, quando fui eleita representante de turma no Gallotti. De lá pra cá, estive sempre ao lado das pessoas, lutando por justiça, equidade e pelo bem coletivo. Meu sonho de dirigir o INCQS nasceu dessa paixão e desse senso de responsabilidade, um sonho que se fortaleceu com o desejo de ver este Instituto ocupar o lugar de destaque que merece", enfatiza Mychelle.
Programa LideraGOV
O LideraGOV foi lançado em 2020 com o objetivo de constituir uma rede de pessoas servidoras qualificadas, aptas a atuar como líderes comprometidas com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.
A 4ª edição da capacitação foi voltada extraordinariamente para a formação de pessoas negras. O propósito foi reforçar o compromisso do governo federal com a agenda de igualdade racial e ampliar oportunidades para a população negra dentro das estruturas e burocracias do estado brasileiro. A iniciativa foi fruto de parceria entre o MGI, a Enap e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
O LideraGov conta com carga horária mínima de 120 horas de atividades de formação distribuídas ao longo de nove meses, acrescidas de 20 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.
Dentre o público-alvo do Programa estão servidores públicos efetivos com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. A participação no Programa permite aos integrantes construir uma rede qualificada de relacionamento interinstitucional de líderes de alto nível, um espaço de visibilidade, valorização e desenvolvimento profissional.
Qualidade em saúde
O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua em áreas de ensino, de pesquisa e de tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Age em estreita cooperação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros.