Notícias
PROGRAMA DE GESTÃO
Plantões de dúvidas do Sistema PGD Petrvs já beneficiaram mais de 80 organizações
Entre maio de 2024 e março de 2025, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), atendeu representantes de mais de 80 órgãos públicos nos plantões de dúvidas sobre a implementação e utilização do Sistema PGD Petrvs, oferecido aos órgãos que fazem parte do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Atualmente, o sistema é utilizado por 53 instituições com instalação em ambiente próprio, e por 44 órgãos que o utilizam na modalidade “software como serviço”, por meio do Centro de Serviços Compartilhados do MGI (ColaboraGov).
Os plantões técnicos para auxiliar as instituições são realizados semanal e quinzenalmente, conforme o tema, pela Diretoria de Inovação Governamental (Dinov) e pela Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (DTGES), ambas da Seges/MGI.
Os plantões semanais são conduzidos pela Coordenação-Geral do Programa de Gestão e Desempenho (CGPGD/Dinov/Seges) e acontecem todas as quartas-feiras, das 14h30 às 15h30, via Teams. Eles são destinados, principalmente, às pessoas com perfil de administradores negociais do sistema PGD Petrvs, uma vez que poderão atuar nas instituições como multiplicadoras do conhecimento.
"Os plantões cumprem dois propósitos fundamentais: apoiam os usuários do sistema e sinalizam para nós os principais pontos de melhoria. É com base nas necessidades apontadas pelos usuários que priorizamos as correções e as evoluções a serem implementadas no sistema", explica a coordenadora-geral do Programa de Gestão e Desempenho da Seges/MGI, Luciana Gonçalves de Mattos Vieira.
Desde maio de 2024, já foram realizados cerca de 25 encontros, com média de 63 participantes por sessão, totalizando aproximadamente 1.575 participações. Ainda de acordo com a análise dos dados, foram respondidas cerca de 500 dúvidas no período. As dúvidas sobre elaboração de planos de trabalho e registros de execução aumentaram significativamente nos últimos meses. Em contrapartida, os problemas básicos de acesso, que anteriormente representavam 50% das questões, caíram para 6% ao longo do tempo.
Em relação ao perfil dos participantes, 28% se enquadram na categoria "participante geral", enquanto “desenvolvedores e administradores negociais” representam a maioria do público interessado — responsáveis por cerca de 50% das dúvidas enviadas e público-alvo prioritário dessa ação do MGI.
Avaliação
O levantamento foi realizado pela CGPGD e teve como objetivo compreender a dinâmica de funcionamento dos plantões, o perfil dos participantes e as principais questões levantadas ao longo do tempo, além de avaliar a importância do plantão como canal de suporte e aprendizagem.
Entre as instituições mais presentes, destacam-se o próprio MGI, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O representante da Rede PGD do Dnit, Leonardo Affonso, é responsável pela área que cuida da implementação e do monitoramento do PGD, além de ser um participante assíduo dos plantões. “Sinto que o plantão tira-dúvidas do MGI fornece um suporte inestimável. O espaço tornou-se um fórum complementar às demais ferramentas fornecidas pelo ministério, como materiais de consulta, FAQ, e-mail, grupos de WhatsApp e a própria CGPGD. As pessoas que o conduzem estão sempre disponíveis e, na eventualidade de não terem uma resposta, vão atrás para nos ajudar”, afirmou.
Plantões técnicos do sistema
Outra forma de apoiar as instituições que fazem parte do PGD é o plantão técnico realizado pela DTGES/Seges/MGI. Seu objetivo é tirar dúvidas relacionadas a questões técnicas do Sistema PGD Petrvs, como instalação, infraestrutura e segurança de dados.
De junho de 2024 a abril de 2025, foram realizados mais de 21 plantões, com a participação de mais de 80 órgãos, incluindo os que fazem parte do ColaboraGov e os que realizaram a instalação própria. Os plantões técnicos são quinzenais e acontecem às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, via Teams.
Para outras informações sobre os encontros e acesso às gravações dos plantões já realizados, consulte o site do PGD.