Notícias
CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Gestão promove encontro com Unidades SIASS em Minas Gerais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), promove, entre os dias 8 e 10 de abril, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS em Minas Gerais. Esta é a terceira edição do evento, que já passou por Pernambuco e Rio de Janeiro, consolidando-se como um espaço de diálogo e cooperação entre as unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).
O SIASS tem como missão integrar e coordenar ações de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde das servidoras e dos servidores civis da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Em Minas Gerais, o encontro reúne gestores das Unidades SIASS e representantes das áreas de gestão de pessoas de diversos órgãos e entidades federais. Participam instituições como UFMG, CEFET-MG, IFNMG, UFVJM, UFTM, UFSJ, UFOP, UFJF, UFV, UFU, IFSULDEMINAS, CEFET-RJ, além de representantes do MAPA, MS, RFB, INSS, PF e CNEN.
A iniciativa tem como principal objetivo apresentar os projetos desenvolvidos pela SRT/MGI voltados ao fortalecimento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Federal (PASS). Além disso, o evento busca ampliar o diálogo entre as instituições e aprofundar a discussão sobre os desafios enfrentados pelas Unidades SIASS no estado.
“A ideia é tratar de temas como saúde mental, qualidade de vida e o Plano Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Administração Pública Federal”, explica Cynthia Beltrão Curado, diretora de Benefícios, Previdência e Atenção à Saúde da SRT/MGI.
As Unidades SIASS têm papel estratégico na consolidação da Rede do PFPEAD, na execução de ações de promoção à saúde e acolhimento, além de atuarem como agentes de transformação na construção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e livres de qualquer forma de violência.