Notícias
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
MGI lança página especial sobre o livro “Diversidade que transforma”, da Turma 5.0 do LideraGOV
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta quarta-feira, 04/02, uma página institucional dedicada ao livro “Diversidade que transforma: lideranças para um serviço público mais inclusivo, justo e eficiente”, obra construída coletivamente pelos participantes da Turma 5.0 do Programa LideraGOV.
Disponível no Portal do Servidor, a nova página reúne diferentes conteúdos sobre a publicação. No espaço, é possível acessar notícias publicadas sobre o livro, além de uma galeria de imagens, vídeos e depoimentos dos autores sobre o processo de construção e divulgação da obra. A página também apresenta o perfil da Turma 5.0 e traz um resumo institucional sobre o Programa LideraGOV, contextualizando a iniciativa e sua trajetória como política pública.
Mais do que uma publicação, o livro, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o MGI e MIR, representa a expressão de um compromisso coletivo com a transformação do Estado brasileiro, a partir do reconhecimento da diversidade como força, potência e estratégia de mudança. A iniciativa fortalece a disseminação do conteúdo no âmbito da administração pública e amplia o acesso às reflexões produzidas pela Turma 5.0.
Sobre o livro
Diversidade que Transforma é uma obra de autoria coletiva dos alunos da 5ª edição do LideraGOV. A publicação reúne relatos, reflexões e propostas que destacam a diversidade como um elemento estratégico para a liderança e para a transformação do serviço público.
O livro nasce da experiência compartilhada da Turma 5.0 e do desejo de registrar aprendizados e vivências em uma obra que dialoga com os desafios contemporâneos da gestão pública. Inspirados por edições anteriores do Programa, os participantes transformaram trajetórias pessoais e profissionais em reflexões que ampliam o olhar sobre o papel da liderança no Estado.
O objetivo é construir um legado coletivo, traduzindo a pluralidade de experiências e visões de mundo do serviço público federal em propostas capazes de inspirar práticas mais inclusivas, representativas e eficazes.
Diversidade como ativo estratégico do Estado
A obra parte do entendimento de que a diversidade é um ativo estratégico do Estado brasileiro. Ao compartilhar experiências de servidores públicos de diferentes origens, o livro evidencia como a pluralidade fortalece a formulação de políticas públicas, amplia a sensibilidade institucional e contribui para melhores resultados.
Nesse contexto, a publicação aprofunda o debate sobre temas como políticas afirmativas, liderança inclusiva, vivências de pessoas com deficiência no serviço público, liderança e maternidade, entre outros, reafirmando a importância de uma administração pública mais justa, equitativa e conectada às realidades sociais.
A força da Turma 5.0
A 5ª edição do Programa LideraGOV marcou um avanço histórico em termos de governança e inclusão. Foi a primeira vez que o processo seletivo ocorreu por meio de edital público, com critérios objetivos e transparentes. Também foi implementado, de forma inédita, o sistema de reserva de vagas para pessoas negras, pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas e pessoas trans.
Como resultado, a turma alcançou paridade de gênero e reuniu 50 participantes, sendo:
- 58% pessoas negras
- 40% pessoas brancas
- 2% pessoas amarelas
- 32% pessoas com deficiência
Os participantes são oriundos de 15 unidades da federação, vinculados a 29 órgãos distintos e ocupantes de 39 cargos de diferentes carreiras do serviço público.
A expressiva presença de pessoas com deficiência demandou da organização do Programa a adoção de soluções inovadoras de acessibilidade, incluindo a contratação de consultoria multiprofissional e a implementação de tecnologias assistivas. Esse ambiente de integração, escuta e troca de experiências foi uma das principais inspirações para a concepção do livro.
Sobre o Programa LideraGOV
O Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes da administração pública federal é fruto de parceria entre o MGI e a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e, desde a 4ª edição, conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
O objetivo do Programa é constituir uma rede de servidores qualificados, preparados para atuar como líderes comprometidos com o serviço público e aptos a ocupar funções e cargos estratégicos. Ao longo de cinco edições, foram selecionados 291 participantes entre 1.133 candidaturas, resultando na formação de 288 líderes de diferentes órgãos e regiões do país.
Com foco em diversidade e inclusão, o processo seletivo da 5ª edição destinou vagas específicas para pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas trans, indígenas e quilombolas, fortalecendo o compromisso com uma liderança mais diversa e representativa.
Criado em 2020, o LideraGOV consolidou-se como política de Estado e tornou-se referência nacional em formação de lideranças públicas. Sua trajetória reflete a construção de uma rede de servidores que acreditam no poder transformador da liderança orientada por propósito, empatia, inovação e compromisso com o bem comum.
Clique aqui e conheça a página especial sobre o livro “Diversidade que Transforma”, da Turma 5.0 do LideraGOV