Bruno Cavalcante Gonçalves da Silva. Tecnólogo em Telemática (IFCE) e pós-graduando em Gestão Pública (IFRN). Com 19 anos de serviço público e mais de 30 anos de experiência em TI, atua como Chefe de Informática no IBGE/MG. Nordestino e LGBTQIA+, sua liderança é pautada em inclusão e diversidade. Sua trajetória, marcada pelo diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação e TEA, é guiada por autenticidade, empatia e compromisso com a transformação pública.
Claudia de Sá Lemos. Mulher preta de pele parda, baiana de Itacaré, filha de Edinair e Walmir. Autodescrição: cabelos cacheados curtos, olhos castanhos, sempre uso brincos. Doutoranda em Administração pela UFPE, Mestre em Administração pela UFCG e Especialista em Gestão Pública. É Servidora Pública Federal, Secretária Executiva Trilíngue e Pesquisadora na área de Comportamento do Consumidor. É entusiasta dos estudos sobre transformação digital, Gestão com pessoas para pessoas e Gestão da Mudança no serviço público. Atua com foco na entrega ao cidadão. É LideraGOVer da edição 5.0 (Enap).
Émile de Mesquita Martins Macêdo. É pedagoga, mestra em Ciências da Educação/ Administração Educacional pelo IPSantarém (Portugal). Servidora pública no Instituto Federal de Brasília, atua como Técnica em Assuntos Educacionais, integrando também o banco de docentes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Casada, mãe de duas crianças e de um pet, é entusiasta da educação e do serviço público, cultivando liderança colaborativa, comunicação empática e compromisso com a transformação social.
Fabíola Martins Bastos. Doutora em História Social das Relações Políticas pela Ufes. Servidora federal há quase 20 anos. Experiência nas áreas de gestão acadêmica, governança, planejamento, gestão de riscos, conformidade, governança de dados, integridade, metodologias ágeis, entre outras. Responsável pela criação da Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade na Ufes. Líder da equipe que conquistou, para a Ufes, o 1º lugar em transparência ativa da CGU. Atualmente, em um novo desafio profissional na Seges/MGI. Mamãe de Noronha e Ana.
Flávio dos Santos. Membro do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Especialista em Direito Público, Privado e Propriedade Intelectual, Pesquisador de Cultura Popular, Brincante, Arte-educador e Aspirante a Griot.
Henrique Douglas Junior. É bacharel em Direito, artista da dança e servidor público há 11 anos. Atuou em temas como cooperação técnica internacional com agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e atualmente lida com temas relativos ao meio ambiente e povos indígenas. Nordestino, homem cis negro de pele parda e integrante da comunidade LGBTQIA+, apaixonado por dança, literatura, cinema, música e pelo serviço público como vetor de transformação social do Brasil.
Jéssica Vieira da Silva. Mestra em Letras e graduada em Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Jornalista efetiva na Assessoria de Comunicação da UFS de 2008 a 2025, quando passou a integrar a equipe da Coordenação-geral de Especialização e MBA da Diretoria de Educação Executiva da Enap. Desde 2019 é a humana da Zoé, a primeira Border Collie a se tornar cão-guia no Brasil.
Judson da Cruz Gurgel. Professor Associado da UFERSA. Doutor e Mestre em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Marketing. Atua nas áreas de Marketing, Gestão Estratégica, Gestão Pública e Serviços, com foco em inovação, liderança e transformação institucional. Participante da 5ª turma do programa LideraGOV (Enap/MGI).
Juliana Bezerra de Souza. Doutoranda em Políticas Públicas pela Enap. Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Possui especialização em Gestão de Organizações de CT em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora de Gestão da Fundação Oswaldo Cruz Brasília.
Juliana Coutinho Oliveira. Escritora e ativista, é doutora em inclusão pelo HCTE-UFRJ, mestre em administração pelo Coppead-UFRJ na área de comunicação corporativa e graduada em comunicação social pela Universidade Federal Fluminense. Tetraplégica desde 1997, foi apresentadora do “Programa Especial” na TV Brasil por 18 anos. Atualmente é servidora no Inmetro na área de inovação e colunista do jornal República. Juliana tem dois livros publicados: “Transpareço” e “Transgrido” e é mãe das adolescentes Isa e Lis.
Juliano dos Santos. Enfermeiro e Tecnologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS). Pós-doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) e pessoa com deficiência, com sequelas de paralisia cerebral perinatal, construiu trajetória marcada pela integração entre assistência, gestão e pesquisa. Possui especialização em Estatística Aplicada, MBA em Ferramentas Quantitativas para a Gestão, MBA em Gestão de Indicadores e Desempenho e especialização em Gestão Pública.
Katia Miyuki Sasaki Zeredo. Doutora em Odontologia pela Tokyo Medical and Dental University e pós-doutora pela Nagasaki University. Especialista em Gestão Pública e de Organizações de C&T em Saúde. Atuou em instituições no Japão e Reino Unido, com foco em gestão humanizada, saúde pública e nos contextos sociais que permeiam os desafios de interesse público no Brasil. É Coordenadora de Gestão Adjunta da Fiocruz Brasília, dedicada ao fortalecimento do serviço público com respeito e valorização das pessoas.
Kelly Bonifácio da Conceição. Analista Administrativo na Agência Nacional do Cinema - ANCINE/RJ, desde março/2007. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ/RJ e graduada em Ciências Contábeis pela UFF/RJ. Atuou como Coordenadora de Contabilidade Substituta e Interina na ANCINE e trabalhou na área de gestão da Autoridade de Governança do Legado Olímpico – AGLO. Apaixonada pela cultura brasileira, por expressões corporais, música e batuques.
Karina Mendes Nunes Viana. Coordenadora de Gestão da Integridade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Pós-doutora em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás. Doutora em Linguística e Especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. MBA em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública e integrante do programa LideraGOV 5.0 (Enap).
Luciana Roberta Sarmento Silva. Servidora pública federal há 20 anos, é engenheira civil, possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos e especialização em Relações Internacionais. Desde 2006 atua na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), onde atualmente acompanha a agenda internacional e coordena o Comitê Pró-Equidade de Gênero. No trabalho une técnica e compromisso social, sempre guiada pela ideia de que cuidar da água é cuidar das pessoas.
Marcelo Freitas Rodrigues. Analista Administrativo em atividade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, formado em Direito pelo IESB e Pós-Graduado em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Seguindo o conselho de Carl Jung, tenta ser apenas uma alma humana tocando outra alma humana.
Marina dos Reis Peres de Andrade. Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, lotada na Gerência de Recursos Humanos da Superintendência Estadual do IBGE no Distrito Federal, onde desempenha a função de gerente da equipe desde 2014. Mestra em Governança e Desenvolvimento e bacharela em Letras/Tradutor e Direito. Mãe de duas princesas e eterna aprendiz.
Matheus Julio de Melo. Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2022), Especialista em Administração Pública e Finanças pela FAVENI (2020) e graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá (2009). Servidor Público Federal da Universidade Federal de Goiás (UFG), no cargo de Tecnólogo, atualmente está cedido ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde exerce funções estratégicas na Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR).
Patrícia Claudino Bloch. Especialista em Gestão Integrada da Segurança Pública pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), em Poder Legislativo e Defesa Nacional pela Escola Superior de Defesa (ESD) e MBA em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Policial Rodoviária Federal de carreira, atualmente exerce função estratégica na Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Atua na interlocução entre os Poderes Legislativo e Executivo em assuntos relacionados à segurança pública e à justiça.
Renan Prestes Muros Genésio. Antropólogo do Incra/RJ desde 2012, atuando na Divisão de Territórios Quilombolas. Mestre em Antropologia pela UFF e graduado em Ciências Sociais, possui conhecimento especializado em direitos territoriais quilombolas e é coautor de estudos de reconhecimento territorial de quilombos. Pessoa com deficiência, também contribui para a inclusão de PCDs no Executivo Federal, facilitando cursos na Enap. Atualmente, é Chefe de Divisão e integra o programa LideraGOV (turma 5.0).
Ricardo Gadelha de Abreu. Acometido pela poliomielite aos dois meses, é Doutor em Medicina Tropical/Epidemiologia, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde. Analista Técnico de Políticas Sociais, dedicado ao Sistema Único de Saúde, sonhador, amante da vida e dos filhos Samuel e Davi.
Rodrigo Adriano Machado Varela. Especialista em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e em Planejamento e Orçamento pela Escola Nacional de Administração Pública. Natural de Brasília e servidor público federal desde 2010, é Analista de Planejamento e Orçamento no Ministério do Planejamento e Orçamento, dedicado à inclusão da dimensão territorial no planejamento governamental. Acredita em liderança orientada por valores e com propósito.
Rodrigo Schneiders Brasiliense da Silva. Natural de Porto Alegre/RS, é servidor de carreira do INSS há 20 anos e atualmente exerce a função de Gerente Executivo em Joinville/SC. Formado em Administração Pública, possui especialização em Sistemas de Informação e em Segurança de Redes de Computadores, MBA em Administração Pública e Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Sempre dedicado à construção de um serviço público mais inclusivo e humano.
Rosana Elisa Gonçalves Gonçalves Pinho. Doutora em Biologia Celular e Molecular, possui especialização em Excelência Operacional em Saúde – Lean Six Sigma, MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicadas. Tecnologista sênior com foco em inovação digital, automação e melhoria de processos. Casada e mãe de dois filhos maravilhosos. Sonhadora por uma gestão pública humanizada, igualitária, eficiente e orientada por evidências, com forte senso de empatia e justiça.
Sabrina Ávila Rodrigues. Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Professora Extensionista e pesquisadora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Aluna LideraGOV Turma 5.0. Apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento.
Sharon Lisauskas Ferraz de Campos. Analista Sênior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, com 15 anos de atuação no serviço público federal. Integrante do LideraGOV 5.0 e do Programa Internacional de Liderança em Transformação Digital, dedica-se a promover uma gestão pública ética, humana e orientada à inovação, à liderança e a resultados que gerem valor ao usuário. É entusiasta do conhecimento e do desenvolvimento pessoal, entendendo-os como pilares para promover impacto institucional e social.
Simone Alves Alexandrino. Servidora Técnica-Administrativa em Educação da Universidade Federal de Itajubá e está compondo força de trabalho na Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, em PGD integralmente remoto. É Mestra em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, Especialista em Direito Público e Graduada em Direito. É uma mulher branca, autista grau 2 de suporte, e membra do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Poços de Caldas/MG.
Thaís Perim Khouri. Arte-educadora, analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima, e idealizadora do projeto Cerrado Ecoarte. É Mestra em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, especialista em Gestão Pública, Contabilidade e Auditoria Governamental, e Arquitetura de Sistemas com Ênfase em Padrões de Projeto. Como servidora pública almeja entregar valor à sociedade através da qualificação do serviço público, levando sensibilidade e inteligência emocional aos espaços burocráticos.