O teste do pezinho pode ser coletado na maternidade respeitando o período de 48 horas após o nascimento e a alimentação do recém-nascido. Entenda como funciona.
Na grande maioria das maternidades brasileiras do Sistema Único de Saúde (SUS) a alta acontece antes das 48 horas. Nesses casos, a coleta deve ser feita em Unidades Básicas de Saúde (UBS), após a alta. As diretrizes sobre o momento adequado para alta estão definidas na Portaria GM/MS nº 2.068, de 21 de outubro de 2016, que recomenda a alta hospitalar da maternidade para a mãe e o recém-nascido em 24 horas após o parto.
Destaca-se também a importância do estabelecimento do vínculo familiar com a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, por ser este seu local de referência em saúde preventiva e porta de entrada para outras condições de saúde mais complexas. Entretanto, algumas localidades, como o estado do Paraná e o município de São Paulo, apresentam legislação local para que essa alta hospitalar aconteça após 48 horas, tornando viável a coleta do teste do pezinho na maternidade.