Notícias
Hospital Federal Cardoso Fontes realiza tratamento menos invasivo das vias biliares
O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) realiza, desde 2021, a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). O procedimento é feito pela equipe de Endoscopia Terapêutica, composta pelos médicos Fernanda Barroso e Pedro Brito, e vinculada ao Serviço de Gastroenterologia, que já realizou mais de 65 exames de CPRE na unidade.
Além de suprir a demanda interna, o serviço também é disponibilizado para outras unidades de saúde em todo o estado do Rio de Janeiro, com a abertura de vagas reguladas via Sistema Estadual de Regulação (SER).
A CPRE é um procedimento endoscópico realizado para o diagnóstico e tratamento de cálculos nas vias biliares ou ducto pancreático, tumores biliares e de cabeça de pâncreas, estenoses inflamatórias ou pós-cirúrgicas das vias biliares, fistulas biliares ou pancreáticas, entre outras. A médica Fernanda Barroso explicou a importância da CPRE no tratamento dessas doenças. “A CPRE é minimamente invasiva, mais fisiológica, substitui cirurgias complexas, permitindo uma recuperação abreviada dos pacientes e, muitas vezes, sua desospitalização precoce”, disse.
“Em um hospital de alta complexidade, que fornece tratamento oncológico e realiza cirurgias de grande porte, como o Cardoso Fontes, é indispensável a prestação desse serviço para a população”, concluiu Fernanda Barroso.
Serviço de Gastroenterologia do HFCF
O Serviço de Gastroenterologia do HFCF realiza diversos procedimentos, tais como: colonoscopia e endoscopia digestiva alta, incluindo gastrostomias endoscópicas, ligaduras elásticas de varizes de esôfago, polipectomias e mucosectomias. A equipe de Endoscopia Terapêutica, vinculada ao serviço, realiza, além da CPRE, os exames de estenotomias, endoscopias pré-operatórias, endopróteses, e terapias endoscópicas a vácuo.
Equipe de Endoscopia Terapêutica do HFCF, composta pelos médicos Fernanda Barroso e Pedro Brito.
Sala do HFCF onde é realizada a CPRE.
Texto: João Paulo Brazil

