O Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro é responsável pelo monitoramento da gestão dos hospitais federais do Ministério localizados no Estado do Rio de Janeiro (Hospital Federal do Andaraí, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal Cardoso Fontes, Hospital Federal de Ipanema, Hospital Federal da Lagoa e Hospital Federal dos Servidores do Estado), e a sua articulação com os demais serviços em saúde locais e regionais de saúde em âmbito nacional.
Plano de Reestruturação
Em julho de 2024, o Ministério da Saúde (MS) iniciou a implementação do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro para garantir um sistema de saúde acessível e de qualidade para todos. O objetivo é restaurar a confiança da sociedade nos serviços oferecidos, assegurando que a população tenha acesso à saúde de forma digna e eficaz.
A reestruturação em curso também garante todos os direitos dos servidores dessas unidades hospitalares. O processo de movimentação voluntária respeitará a opção dos profissionais por outros locais de trabalho. A medida busca reabrir leitos, ampliar serviços, aumentar o quadro de funcionários e integrar as unidades ao Sistema Único de Saúde - SUS.
Com o novo plano, os hospitais federais passam a ser administrados por empresas e órgãos públicos com experiência na gestão direta de unidades do SUS. Como gestor nacional, o MS continua responsável por formular políticas públicas, normatizar ações e fiscalizar o funcionamento das unidades. Isso garante que todos tenham acesso à saúde de forma universal, justa e integral, reconhecendo a saúde como um direito de todos e um dever do Estado.
Saiba sobre o processo de transição
Cinco unidades já iniciaram seu processo de reestruturação: Hospital Federal do Andaraí - HFA; Hospital Federal de Bonsucesso - HFB, Hospital Federal Cardoso Fontes - HFCF; Hospital Federal de Lagoa e Hospital Federal dos Servidores do Estado - HFSE.
