Prevenção
A ocorrência da cólera é diretamente relacionada às condições inadequadas de saneamento (fornecimento de água potável em qualidade e quantidade suficiente, coleta e tratamento de dejetos e resíduos sólidos), ao desenvolvimento dos hábitos de higiene pessoal e à manipulação adequada dos alimentos.
Sua prevenção se baseia na adoção de medidas de higiene pessoal e no consumo seguro de água e alimentos:
- Lave sempre as mãos com sabão e água limpa, principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos, após realizar as necessidades fisiológicas, como ir ao banheiro, após utilizar conduções públicas ou tocar superfícies que possam estar sujas, após tocar em animais, sempre que voltar da rua, antes e depois de amamentar e trocar fraldas.
- Lave e higienize as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.
- Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados).
- Não consuma de alimentos crus ou malcozidos (principalmente os frutos do mar) e alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, sejam precárias.
- Higienize adequadamente as frutas, legumes e verduras, antes de consumi-los ou prepará-los;
- Consuma sempre água potável. Na indisponibilidade de água potável, trate a água para consumo (filtre e ferva a água por 5 minutos, ou filtre e adicione 2 gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguarde 30 minutos antes de utilizá-la*).
- Armazene a água tratada em vasilhas limpas e com tampa, sendo a “boca” estreita para evitar a recontaminação.
- Não utilize água de riachos, rios, cacimbas ou poços sem tratar;
- Ensaque e mantenha a tampa do lixo sempre fechada
- Utilize sempre o vaso sanitário – se não for possível, as fezes devem ser enterradas, sempre longe dos cursos de água.
*Após o tratamento da água: Antes de manipular a água lavar sempre as mãos e os braços para não a contaminar. Separe um recipiente higienizado com tampa e com boca preferencialmente estreita, apenas para guardar a água tratada para beber.
Importante: Existem vacinas para a cólera, mas atualmente a vacinação é indicada apenas para populações de áreas com cólera endêmica, populações em situação de crise humanitária com alto risco para cólera ou durante surtos de cólera, sempre em conjunto com outras estratégias de prevenção e controle.
O folder com orientações à população sobre cólera está disponível nos seguintes idiomas: Português, Árabe, Pachto, Persa, Crioulo Haitiano, Espanhol, Francês e Inglês