Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
Pomadas para cabelo: todo cuidado é pouco
Foto: Internet
Milhares de pessoas ao redor do mundo usam inúmeros produtos cosméticos como parte da rotina antes de sair de casa, seja para trabalhar, passear ou participar de alguma festividade. Entre eles está a pomada modeladora para cabelo. Geralmente de baixo risco, no entanto, cabe um alerta: é preciso atenção no uso do cosmético.
Em 26 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou 112 pomadas para fixar ou modelar cabelos. No dia 24 do mesmo mês, a agência já havia cancelado 47 produtos. Com isso, o número de pomadas modeladoras canceladas pela agência em fevereiro chegou a 159.
O cancelamento dos registros faz parte de um esforço contínuo da Anvisa e do governo brasileiro para garantir a segurança dos consumidores. A agência tem monitorado eventos adversos associados a esses produtos, o que motivou uma revisão das regulamentações e um reforço nas ações de verificação da regularidade das pomadas capilares.
Cancelamento
De acordo com a Anvisa, os produtos foram cancelados porque as empresas responsáveis não atenderam às exigências estabelecidas pela norma atual, a RDC 814/2023 dentro do prazo determinado, impedindo a regularização dos produtos.
A Agência alerta que apenas produtos que foram regularizados podem passar pelo processo de fabricação e venda. Consulte aqui a lista completa de pomadas autorizadas e não use produtos sem registro aprovado.
Efeitos indesejáveis
A utilização de produtos irregulares pode causar:
- Perda temporária de visão;
- Forte ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira na cabeça e nos olhos;
- Inchaço e vermelhidão ocular;
- Dor de cabeça.
Quais cuidados devo tomar?
- Confira se os produtos são regularizados pela Anvisa;
- Consulte com o fornecedor do produto informações específicas sobre medidas preventivas recomendadas para o uso;
- Busque opções de produtos cosméticos naturais;
- Não utilize o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação;
- Não exagere: use apenas a quantidade indicada. Passar além do recomendado pode ser prejudicial.
- Caso vá entrar em piscinas ou ter qualquer tipo de contato com água, não use o cosmético, pois a chance de escorrer para os olhos é grande;
- Guarde o produto em local seguro, longe do alcance de crianças e animais, e em ambiente e temperatura adequados, conforme descrito no rótulo;
- Atente-se para a lavagem das mãos, sempre que fizer uso do produto;
- Respeite sempre as instruções do fabricante/importador quanto às condições de uso dos produtos;
- Respeite a data de validade do produto;
- Evite tomar banhos de piscina e mar;
- Ao lavar os cabelos, para retirar a pomada: proteja, de forma cuidadosa, os olhos; evitando, assim, o contato do produto com essa parte do corpo.
Precauções e tratamento
Se ocorrer o contato da pomada com os olhos, lave com água corrente por, pelo menos, 15 minutos e, depois, procure o serviço de saúde mais próximo de você.
Além de procurar ajuda médica, sempre notifique a Anvisa sobre o ocorrido. A sua ajuda é essencial para o monitoramento da qualidade dos produtos utilizados no país. A notificação pode ser feita pelo cidadão, empresas ou profissionais da saúde e será investigada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (integrado pela Anvisa e vigilâncias sanitárias locais).
Importante! Se você está com algum problema nos olhos, como conjuntivite, é preferível evitar o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos, entre outros produtos cosméticos. Esta ação pode evitar que o problema nos olhos possa ser agravado.
Fundamentação legal
No final de 2023, período de confraternizações e muitas comemorações, a Anvisa emitiu uma nota sobre o aumento de casos de emergência oftalmológica relacionados ao uso da pomada.
O documento destaca, por exemplo, a necessidade de atenção redobrada da população sobre o uso do produto e sinaliza as complicações mais comuns relatadas. Desde a edição da norma, observou-se que um número significativo de casos foi considerado grave, sendo necessária a busca imediata por assistência médica.
Faça a sua parte!
Converse também com as pessoas que você conhece e sabe que usam esse tipo de produto. Mostre as recomendações e a lista de produtos autorizados. As consequências indesejadas podem ser evitadas com informação verificada e confiável. Fique de olho!
Fontes
As referências usadas nesta matéria são:
Ministério da Saúde - Recomendações sobre o uso de pomadas modeladoras para cabelo
Anvisa proíbe venda de 112 pomadas de fixar ou modelar cabelos
Anvisa reavalia pomadas para fixar ou modelar cabelos e cancela novos produtos