Notícias
ORIENTAÇÕES DA ANVISA
IMPORTANTE! Recomendações sobre o uso de pomadas modeladoras para cabelo
pomadas modeladoras para cabelo - Foto: Freepik
Produtos cosméticos são usados por milhares de pessoas ao redor do mundo como parte da rotina antes de sair de casa, seja para trabalhar, passear ou participar de alguma festividade. Entre eles está a pomada modeladora para cabelo. Geralmente de baixo risco, cabe um alerta aos usuários do produto: é preciso atenção no uso do cosmético.
No final de 2023, período de confraternizações e muitas comemorações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota sobre o aumento de casos de emergência oftalmológica relacionados ao uso da pomada. O produto é muito aplicado para manutenção de penteados, especialmente em tranças.
O documento destaca a necessidade de atenção redobrada da população sobre o uso do produto e sinaliza alguns das complicações mais comuns relatadas: dor, ceratite (inflamação da córnea), irritação nos olhos, coceira, forte ardência nos olhos, lacrimejamento, fotossensibilidade, reações alérgicas, cegueira temporária, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Um número significativo de casos foi considerado grave, sendo necessária a busca imediata por assistência médica.
Perigo
O uso de alguns cosméticos pode causar lesão química na córnea, que ocorre, geralmente, quando uma substância química entra em contato com o olho. As complicações podem ser desde leves até condições mais graves, de acordo com a quantidade de produto que entrou no olho, assim como a força e o tempo de exposição ao componente.
As empresas fabricantes da pomada devem apresentar licença sanitária, rotulagem com explicação detalhada, incluindo a quantidade ideal do produto a ser aplicado, avaliação de segurança cutânea e ocular e declaração ou avaliação que ateste a segurança do cosmético. Outra condição é ter a forma física declarada como "pomada".
Recomendações
Para não ter erro na hora de comprar o cosmético, verifique a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa para uso.
Com um produto seguro em mãos, fique atento às formas de uso. Você encontra esta informação no rótulo da pomada. Leia atentamente e siga as orientações do fabricante. Mas já vale lembrar que é essencial evitar o contato da pomada capilar com os olhos.
Faça um teste de alergia em uma pequena área da pele antes de aplicar o cosmético em toda a parte desejada. Assim, é possível identificar qualquer evento adverso. Também não utilize o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação.
Use apenas a quantidade indicada. Não exagere, passar além do recomendado pode ser prejudicial. Na hora de retirar a pomada, lave os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás para evitar o contato do produto com os olhos.
Vai entrar em piscinas ou ter qualquer tipo de contato com água? Não use o cosmético, pois a chance de escorrer para os olhos é grande.
Por fim, guarde o produto em local seguro, longe do alcance de crianças e animais, e em ambiente e temperatura adequados, conforme descrito no rótulo.
IMPORTANTE! Se ocorrer o contato da pomada com os olhos, lave com água corrente por, pelo menos, 15 minutos e, depois, procure o serviço de saúde mais próximo de você.
Notificação às autoridades
Além de procurar ajuda médica, notifique a Anvisa sobre o ocorrido. A sua ajuda é essencial para o monitoramento da qualidade dos produtos utilizados no país. A notificação pode ser feita pelo cidadão, empresas ou profissionais da saúde e será investigada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa e vigilâncias sanitárias locais).
Se necessário, a Anvisa pode solicitar às empresas ajustes ou até a retirada dos produtos do mercado.
Médicos e outros profissionais de saúde e, também, responsáveis por serviços públicos e privados de saúde que prestam assistência ao paciente devem obrigatoriamente notificar a intoxicação exógena no SINAN.
Denúncia
Encontrou produtos que não estão na lista de pomadas da Anvisa para vender? Denuncie! É só notificar à Anvisa pelo FalaBR ou procurar a vigilância sanitária mais próxima de você.
Converse também com as pessoas que você conhece e sabe que usam esse tipo de produto. Mostre as recomendações e a lista de produtos autorizados. As consequências indesejadas podem ser evitadas com informação verificada e confiável.
Fontes
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/orientacoes