PGFN alerta empresas sobre tentativas de golpes
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional tomou conhecimento de tentativa de golpes e fraudes em nome da instituição. Um indivíduo sem ligação com a PGFN, se passando por procurador, busca obter vantagem ilícita induzindo empresas de Brasília e São Paulo ao erro, baseado na informação de que faz parte de um suposto grupo de fiscalização para investigar esquemas de caixa dois e fraudes junto à Receita Federal.
Ainda de acordo com as informações constatadas, o criminoso cobra uma suposta anuidade para a associação de classe, com o objetivo de que todos os processos judiciais e pedidos de certidão do contribuinte tenham tratamento privilegiado.
A PGFN esclarece que seus agentes não realizam cobranças ou exigência direta de valores e ressalta que eventuais ações fraudulentas devem ser comunicadas à Polícia Federal da localidade onde a infração ocorreu.
O atendimento da PGFN é feito exclusivamente por meio dos seguintes canais oficiais: Portal Regularize; atendimento da Receita Federal, via portal e-CAC, ChatRFB (dentro do portal e-CAC) e atendimento presencial; atendimento remoto da PGFN, prestado por telefone, e-mail institucional e videoconferência.