Notícias
Operação PF
FICCO/MS atua contra grupo criminoso voltado ao tráfico de drogas
Corumbá/MS. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) deflagrou, nesta quinta-feira (15/10), a Operação Capolinea, com o objetivo de combater uma organização criminosa transnacional que trazia drogas da Bolívia, pela fronteira de Corumbá com Puerto Quijarro, e as distribuía para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
Ação cumpre 20 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão preventiva e 7 de prisão temporária, além de ordem de sequestro e bloqueios de bens no montante de R$ 24 milhões.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá e são cumpridos nos estados de MS, SP, GO e MG. A Justiça também autorizou inclusão de três investigados que vivem no exterior na Difusão Vermelha da Interpol.
As investigações começaram após a análise de um celular apreendido com um integrante do grupo, que levou à identificação do líder da organização criminosa, escondido na Bolívia.
As investigações identificaram que o grupo transportava drogas em veículos e aliciava pessoas para facilitação do transporte. Uma dessas remessas foi apreendida em Três Lagoas/MS, em agosto de 2025. Segundo a investigação, o grupo negociou cerca de 24 toneladas de drogas no período analisado.
Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas e organização criminosa.
A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Penal Estadual, Polícia Civil, Polícia Penal Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: cs.srms@pf.gov.br