Notícias
COP30
No Maranhão, encontro regional pré-COP30 reúne quebradeiras de coco
A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, participou nesta quinta-feira (16) do Encontro Regional das Quebradeiras de Coco Babaçu, na cidade de Imperatriz/MA. O evento é uma atividade do projeto "Defensorias nos Babaçuais - Acesso à Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Quebradeiras de Coco" e acontece como agenda Pré-COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
Eutália enfatizou a relevância do momento em que as discussões sobre a emergência acontecem no mundo, tendo o Brasil como centro dos debates. “Enquanto o mundo discute a emergência climática, pensar alternativas de garantir e ampliar direitos e acesso para essa população é muito importante. As quebradeiras de coco trazem ancestralidade, um exemplo de relação com o meio ambiente e preservação das riquezas culturais”, declarou.
Para apoiar a realização do encontro, que reúne mulheres dos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, o Ministério das Mulheres realizou uma descentralização orçamentária para a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), instituição responsável pela execução do evento. “É importante que os órgãos públicos se comprometam com essas mulheres que nos ensinam e devolvem tanto para a sociedade. Esse é um espaço de construção coletiva, escuta e também de garantia de direitos fundamentais para a vida das mulheres quebradeira de coco”, contou.
Ministério das Mulheres recebeu demandas em julho
O encontro em Imperatriz não é o primeiro diálogo do governo com as quebradeiras de coco em preparação para a COP30. Em julho deste ano, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, recebeu uma carta com um conjunto de demandas durante a "Pré-COP: Diálogo com as Mulheres". O documento, elaborado por quebradeiras de coco babaçu e outras representantes de comunidades tradicionais, continha reivindicações relacionadas à garantia de territórios, acesso a políticas públicas, reconhecimento de seu papel na preservação ambiental e justiça social.
>> Leia mais: Pré-COP: Márcia Lopes recebe carta com demandas de quebradeiras de coco e comunidades tradicionais.