Notícias
ECONOMIA VERDE
Integrantes do Fórum Nacional de Economia Circular são divulgados no DOU
Os integrantes do Fórum Nacional de Economia Circular foram nomeados nesta sexta-feira (20) por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O colegiado contará com representantes de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor empresarial, sindical e de empreendedorismo, além da sociedade civil e de associações de estados e municípios.
Confira a lista na íntegra aqui.
Além dos 70 integrantes relacionados na portaria, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, das três esferas da federação, e de organizações da sociedade civil e de organismos multilaterais para participar de suas reuniões, sem direito a voto.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), organismo internacional, será o primeiro convidado a fazer parte do colegiado em função do conhecimento sobre o tema e pelo apoio prestado aos trabalhos até agora desenvolvidos. A primeira reunião do colegiado deve ocorrer em meados de 2025.
O Fórum, instituído em setembro de 2024, deverá elaborar o Plano Nacional de Economia Circular, no prazo de cento e vinte dias, contados a partir da realização da sua primeira reunião oficial. Também irá propor estudos para o desenvolvimento e o fortalecimento da Economia Circular no país e implementar estratégias de comunicação para a sua disseminação na sociedade.
A presidência da instância coletiva será exercida pela Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC e a secretaria executiva pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.