Expo Catadores 2025
-
Programação
O público que circulou pela Expo Catadores pode conferir as principais informações acerca da Estratégia de Economia Circular - liderada pelo MDIC - e também consultar o Plano Nacional de Economia Circular, disponibilizados no estande em conjunto com o projeto PromEC (Promoção da Economia Circular para a Transformação Econômica Socioecológica).
O jogo interativo Circulando: o quiz da Economia Circular, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Bioeconomia e Economia Circular do DNOVA e lançado na COP30, também atraiu a atenção dos visitantes com questões sobre esse modelo econômico, instrumentos e políticas públicas que incentivam o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.
Assim, o espaço do PromEC e da ENEC se constituiu em um ambiente de escuta, diálogo e trocas de experiências para a construção de soluções com equilíbrio ambiental, social e econômico. No último dia (19), o estande foi visitado pela comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.O PromEC é implementado pelo Ministério da Fazenda em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e é financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Conta ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Sebrae e Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
O projeto tem iniciativas em andamento em quatro frentes: implementação e aprimoramento de políticas públicas; fomento de novos modelos de negócio circulares; maior e melhor acesso ao financiamento para criação de negócios circulares; e fortalecimento da governança participativa. Tudo isso com objetivo de gerar produtividade, empregos de qualidade e redução das desigualdades.
A Expo Catadores ocorre anualmente em São Paulo com objetivo de reunir catadores, cooperativas, empresas, poder público e delegações internacionais para construir o futuro da reciclagem e sustentabilidade no Brasil e na América Latina, enfatizando a cadeia da coleta seletiva, logística reversa e economia circular.



