A Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) - coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) - se integra à Nova Indústria Brasil (NIB) para apoiar o setor na implementação de processos que considerem a circularidade desde a concepção dos produtos.
O Decreto nº 12.082, de 27 de junho de 2024, assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, institui a Estratégia Nacional com a finalidade de promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular, de modo a incentivar o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.
A circularidade interrompe a lógica do descarte e instaura um novo padrão produtivo, a partir do desenvolvimento de produtos mais resilientes e propícios ao compartilhamento, ao reparo, reuso, redistribuição, recondicionamento, remanufatura e reciclagem.
Além de compor a agenda da política industrial brasileira, a economia circular também está inserida no Plano de Transformação Ecológica (coordenado pelo Ministério da Fazenda), e no Plano Clima (liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima).
Diretrizes
Estabelecem os princípios norteadores para a transição sistêmica rumo a uma economia regenerativa, eficiente e socialmente justa. São diretrizes da ENEC:
Objetivos
Traçam caminhos concretos para transformar práticas produtivas, impulsionar a circularidade e promover inclusão no desenvolvimento sustentável. Os objetivos da ENEC se convertem nos seguintes eixos estratégicos de ação:
Governança
Destaques
Notícias
Fale conosco:
Coordenação-Geral de Bioeconomia e de Economia Circular
E-mail: sev.dnova@mdic.gov.br
Telefone: (61) 2027-8364