Todo mês os dados do ano corrente são atualizados. Essas mudanças refletem ajustes, correções ou cancelamentos feitos pelos próprios operadores de comércio exterior (exportadores e importadores). Dentre os ajustes que os operadores de comércio podem realizar, pode acontecer a troca ou correção da NCM inicialmente informada, o que pode gerar efeito de "remoção de produtos", principalmente em produtos com frequência mais rara nos fluxos de comércio. Da mesma forma, os operadores podem também ajustar o enquadramento das operações, fazendo com que a operação pare de ser considerada uma exportação ou importação definitiva, também gerando o efeito de "remoção de produtos".
Ocorrem revisões ordinárias das estatísticas de comércio exterior da seguinte forma:
Reprocessamento semanal: toda semana os dados do mês corrente são reprocessados, apresentando variação nas semanas do mês já divulgadas.
Reprocessamento mensal: todos os meses o ano corrente é totalmente reprocessado, apresentando variações nos meses anteriores.
Reprocessamento anual: no mês de fevereiro, o ano anterior é totalmente reprocessado, apresentando variações nos meses fechados. A partir do reprocessamento de fevereiro os dados do ano anterior ficam estáticos, de forma que qualquer alteração posterior passa a ser extraordinária e deverá ser avisada e justificada.
Os reprocessamentos têm como objetivo capturar as alterações naturais imputadas pelos próprios exportadores e importadores nos documentos aduaneiros (fonte dos dados estatísticos).
A metodologia de produção das estatísticas de comércio exterior elaboradas pela Secex pode ser acessada na página dos “Manuais e Notas Metodológicas”.