Cadeia de Valor
A Cadeia de Valor é uma representação gráfica do conjunto de (macro)processos de uma organização. Sua principal função é representar de forma estruturada todas as atividades institucionais, que vão desde a origem dos recursos até a entrega de produtos ou serviços, que geram valor público à sociedade.
O Decreto de Governança nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, no art. 2º, inciso II, define valor público como:
“Produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos.”
A Cadeia de Valor do MDA apresenta uma visão abrangente sobre o alinhamento dos processos finalísticos do Ministério em relação à sua estratégia e encontra-se em fase de validação.
Analisar e comunicar a cadeia de valor é importante para que a população conheça as linhas temáticas e iniciativas postas em prática pelo ministério. Desse modo, poderá conhecer e colaborar com as ações, além de acompanhar seu funcionamento. Internamente, importa que gestores e gestoras, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras visualizem como suas atividades geram valor público à sociedade.