O projeto apoia a reestruturação administrativa do Ministério e qualifica a atuação da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), a partir da implementação da Gestão e Automação de Processos e da Gestão de Riscos. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Programa de Residência Institucional.
Foram instituídos oito Núcleos de Apoio à Gestão, formados por Residentes Institucionais vinculados à UFMS, com a orientação e apoio do corpo docente. Os Núcleos serão responsáveis por diagnosticar a situação atual, levantar os processos existentes, identificar possibilidades de automação e tratamento de riscos e propor ações voltadas ao aperfeiçoamento e à melhoria contínua da gestão de processos da SPOA, em cada uma de suas coordenações gerais.
- Diminuir os prazos de execução de processos;
- Conferir maior clareza e facilidade de acesso aos fluxos de trabalho;
- Reduzir o retrabalho dos servidores;
- Desenvolver uma cultura da adaptação contínua na busca pelo aperfeiçoamento da gestão;
- Implementar a Gestão de Processos;
- Tratar Riscos;
- Automatizar rotinas;
- Padronizar e facilitar o acesso a documentação;
- Promover a integração e governança.
METODOLOGIA ULTILIZADA
PROCESSOS MAPEADOS
Em breve processos mapeados.