Notícias
Vem aí a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Foto: MIR
Começa, na próxima segunda-feira (15), a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Conapir. Até o dia 19 de setembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), irá receber a etapa nacional da Conferência que retorna ao palco da democracia, após um hiato de sete anos. O evento deve reunir cerca de 1.700 delegados, 200 convidados, 50 pessoas observadoras e 45 expositores.
“Acredito, firmemente, que todo o nosso esforço para trazer de volta esse momento de diálogo e formulação coletiva das políticas de promoção da igualdade racial, simboliza que estamos no caminho certo para a retomada da construção de um país justo”, defende a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A abertura oficial da Conferência será às 17h30 da segunda-feira (15) e será aberta aos profissionais de comunicação credenciados.
Está previsto que, antes da abertura, a ministra Anielle Franco converse com jornalistas em horário a ser anunciado no próprio dia.
Além da ministra Anielle Franco, estão previstas a presença de autoridades do alto escalão do Governo Federal e parlamentares. Caso, na abertura, haja a presença de autoridade que demande procedimentos específicos de credenciamento, todos os credenciados serão avisados de como fazer um pedido de credenciamento para esse momento. As credenciais já aceitas passam a ser válidas para todos os outros dias da conferência.
Durante todos os dias da Conferência devem haver briefings diários aos profissionais de comunicação. Eles serão anunciados na véspera – em um grupo de aviso do WhatsApp ao qual todos os credenciados terão acesso –, confirmados no dia e estão sujeitos a alterações.
Todos os profissionais credenciados terão acesso a uma pasta virtual em que serão disponibilizados insumos para facilitar a cobertura da 5ª Conapir.
Percurso – A construção da 5ª Conapir foi feita em etapas e abrangeu todo o país. Além de conferências municipais e estaduais, houve uma etapa digital que recebeu contribuições pela plataforma Brasil Participativo e etapas livres, bem como plenárias temáticas, que discutiram propostas e elegeram delegados a partir dos segmentos quilombolas, ciganos, indígenas e povos de terreiro, além de mulheres, população LGBTQIA+ e juventude negras.
Nesses espaços, foram recebidas, diretamente dos representantes, as propostas que serão discutidas na 5ª Conapir. Vale destacar que, durante a etapa digital, todas as pessoas puderam encaminhar sugestões, ampliando assim, o alcance da participação social.
A etapa nacional da 5ª Conapir tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Durante as discussões, as pessoas delegadas irão se dividir em Grupos de Trabalho, Plenárias de Eixos e Xirês de Discussão.
Cultura e empreendedorismo – As interações culturais que irão se apresentar ao longo dos cinco dias de Conferência representam o povo brasileiro em sua diversidade e riqueza cultural, valorizando também as manifestações regionais. São artistas ciganos, quilombolas, de matriz africana e LGBTQIA+, que irão trazer leveza à densidade dos importantes temas discutidos na Conferência.
Os participantes também poderão contar com uma feira de afroempreendedores de todo o país, que irão expor produtos que tenham originalidade e identidade étnico-racial e territorial como marca. Os expositores foram escolhidos por edital, seguindo critérios como sustentabilidade e relevância cultural dos produtos e serviços, além de impacto, inclusão e relevância cultural das propostas. A avaliação de atendimento dos critérios foi feita por conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e servidores do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Resistência histórica – Em 2023, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Igualdade Racial, reafirmou seu compromisso com a democracia e a reparação histórica étnico-racial com a retomada da Conapir, após sete anos sem Conferência.
A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é organizada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial do MIR e é uma realização conjunta entre sociedade civil e poder público. A Conapir reflete o caráter participativo estruturante das políticas de promoção da igualdade racial, em favor da equidade racial e de um marco na consolidação de um Brasil mais justo, diverso e democrático.
Responsáveis
Atendimento: Denise Porfírio, Stefany Serra e Thaíse Torres
Credenciamento de Imprensa e Operação de Reportagem: Denise Porfírio, Stefany Serra e Thaíse Torres
Informações sobre a agenda do evento: imprensa@igualdaderacial.gov.br ou 61 2027-3341 (inclusive fins de semana).
Mais informações: imprensa@igualdaderacial.gov.br