Notícias
Programação completa da 5ª Conapir já está no ar
O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) do Ministério da Igualdade Racial (MIR) divulgou, nesta quarta-feira (10), a programação da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que acontece nos próximos dias 15 à 19, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Serão cinco dias de debates, painéis, plenárias, grupos de trabalho e lançamentos. Dentre os temas abordados nos Xirês de discussão, haverá uma atividade sobre justiça tributária e uma conversa sobre o programa Rotas Negras, com enfoque em desenvolvimento social e econômico por meio do Afroturismo. Os presidentes de Conselhos de Promoção da Igualdade Racial também estarão em reunião durante o evento.
>>Confira a programação
Os Grupos de Trabalho se reúnem na terça-feira (16) e Plenárias de Eixos – Democracia, Justiça Racial e Reparação – acontecem na quarta-feira (17). Para a quinta-feira (18), estão previstas leitura e aclamação de propostas, durante a Plenária Luiza Bairros e a solenidade “De Zumbi à Igualdade Racial como Política de Estado: um tributo à história e à construção do Brasil dos brasileiros”.
No último dia da Conferência, sexta-feira (19), serão encaminhadas as propostas e contribuições prioritárias das pessoas delegadas, convidadas e observadoras. Dessa forma, será possível atualizar as diretrizes dos marcos legais da promoção da igualdade racial, bem como o cumprimento das legislações internacionais, a partir dos diálogos participativos e interseccionais realizados em parceria com os demais órgãos de governo e sociedade civil presentes. Haverá ainda um painel de balanço da 5ª Conapir, em que serão apresentados os números e resultados gerais da Conferência, seguido da mesa de encerramento.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, celebra a realização da 5ª Conapir como mais um compromisso do Governo do Brasil, referência em políticas de promoção da igualdade racial, nacional e internacionalmente.
“A 5ª Conapir é um excelente espaço de diálogo democrático entre governo e sociedade civil, que nos serve de instrumento para fortalecer e ampliar o controle social das políticas de igualdade racial. Essa participação social nos permite identificar os desafios da luta pela igualdade racial, assegurar o atendimento ao cidadão e proteção dos direitos individuais e coletivos da população negra”, destaca.
O evento recebe apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Programação cultural – Já estão confirmadas as presenças do grupo artístico Delírio Circense; do coletivo cultural Bando Matilha Capoeira; da cantora, compositora e poeta, Negra Eve; da referência em dança cigana, Marlete Queiroz; do grupo de rap quilombola, Realidade Negra; do grupo de mulheres de samba de roda, Sambadeiras de Bimba; do pesquisador e produtor cultural, DJ Umiranda; do grupo musical Macetada Pagodão; do grupo Jongo do Cerrado; da viola cigana de Pereira Calon; das batalhas de rimas + Cypher, Mapa das Desigualdades; da mestra cantora, Martinha do Coco; da multiartista DJ J4k3; da cantora e compositora, Anne Eoketu; do grupo de percussão Zenga Baque Angola; e, no encerramento, o samba de terreiro, do grupo Filhos de Dona Maria.
Resistência histórica – Em 2023, o Governo do Brasil por meio do Ministério da Igualdade Racial, reafirmou seu compromisso com a democracia e a reparação histórica do povo negro, com a retomada da Conapir, após sete anos de interrupção.
Com o tema Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial, a Conferência reunirá cerca de 1.700 delegados representantes da população negra, das comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiros, povos ciganos, indígenas e da população negra LGBTQIA+, juventude e mulheres negras para discutir e propor ações e políticas fundamentais para a superação das desigualdades, enfrentamento ao racismo e desenvolvimento sócio-político de toda sociedade brasileira.
A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª Conapir) é uma realização conjunta entre sociedade civil e poder público, que reflete o caráter participativo estruturante das políticas de promoção da igualdade racial, em favor da equidade racial e de um marco na consolidação de um Brasil mais justo, diverso e democrático.