Notícias
Relatório de Gestão do MIR traz avanços recordes em políticas de igualdade racial
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) publica, nesta quarta-feira (31), seu relatório de Gestão 2025. No documento, que mostra o impacto das políticas de igualdade racial desde 2023, é possível encontrar dados que reforçam a transformação do ensino superior; avanços nas etapas de titulação de terras quilombolas; enfrentamento do racismo ambiental; e inclusão qualificada no mercado de trabalho. São essas e tantas outras medidas estruturantes pelas quais o MIR tem atuado desde sua criação, na busca de uma sociedade mais digna e justa para todas as pessoas.
“Além de ser uma prestação de contas para a sociedade, nosso relatório de gestão reúne as principais ações que demonstram nosso compromisso com a profunda transformação social de que o país tanto precisa para avançar com justiça e dignidade”, declara a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Capilaridade – Outro destaque do documento é a demonstração de alcance das políticas e ações do Governo do Brasil gestadas e executadas por meio do Ministério da Igualdade Racial: as oportunidades estão abertas a pessoas de todo o país, possibilitando avanço sem deixar ninguém para trás. O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) já está em 15 estados e o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com a adesão de todas as 27 Unidades da Federação, promovendo acesso a recursos e ações integradas em prol do bem-viver.
Uma das principais características das políticas de promoção da igualdade racial trazidas no relatório é a construção coletiva, que une o país em torno do objetivo comum de prosperidade com dignidade, sem racismo. A V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), organizada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), teve suas etapas preparatórias em todas as regiões do país, incluindo uma digital que, democraticamente, levou a possibilidade de participação a cada pessoa interessada em ser parte do legado histórico da Conferência.
Relatório – Elaborado em linguagem de fácil leitura e com destaque para os principais dados que demonstram investimentos e seu resultado em forma de impacto social, afetando a vida de milhões de brasileiros, o documento pode ser acessado diretamente no site do Ministério da Igualdade Racial.
Ao longo do relatório, é possível observar o uso da identidade visual do Ministério e de suas campanhas de valorização da identidade e cultura negras, mostrando elementos e paleta de cores já reconhecidos, além de pessoas reais, ilustradas e em fotografias.