Notícias
Segunda turma do curso de Gestão em Biodiversidade reúne 105 novos analistas ambientais na ACADEBio
O curso reforça a missão do Instituto: “cuidar da natureza com as pessoas” - Foto: Rafaela Souza
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciou, nesta segunda feira (3), a etapa presencial da segunda turma do Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade, reunindo 105 novos analistas ambientais na sede do Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio), em Iperó (SP). A atividade integra o processo de acolhimento e capacitação dos servidores recém-nomeados, o que marca mais um passo no fortalecimento institucional do ICMBio.
Os novos analistas já estão lotados entre os seis biomas nacionais, entre funções na sede em Brasília (DF), em unidades de conservação (UCs) e escritórios regionais. Durante as duas semanas que ficam na ACADEBio, terão uma programação intensiva, com atividades teóricas e práticas voltadas à integração institucional, aprofundamento técnico e desenvolvimento de competências para a gestão da biodiversidade.
O curso busca consolidar o papel estratégico do Instituto Chico Mendes na política ambiental brasileira, promovendo uma formação que alia conhecimento técnico, engajamento público e valorização da missão de cuidar da natureza com as pessoas. A etapa presencial complementa o módulo a distância anterior, com o objetivo de fomentar conexões e fortalecer a identidade institucional dos novos servidores.
A programação inclui painéis temáticos, oficinas, trilhas interpretativas, estudos de caso e atividades de imersão que abordam temas como gestão territorial, pesquisa, fiscalização, educação ambiental e planejamento integrado de UCs.
“Esse é um momento de construção conjunta, que vai para além das salas de aula. Nós estamos em uma UC, que também será parte das aulas. Trabalhamos o conceito de unidade escola, não somos um simples centro de convenções, somos um centro de formação contextualizado”, destacou Paulo Russo, coordenador da ACADEbio, sobre o papel do Centro no processo.
O presidente do Instituto, Mauro Pires, em sua fala aos cursistas, também salientou a importância do curso integrado a vivência na unidade, e o simbolismo desse momento de reunião com demais colegas, a ficar marcado na vida dos analistas, do Centro e do ICMBio. “Espero que tenham a chance de conhecer a Floresta Nacional de Ipanema, ver o impacto que o incêndio recente provocou a quase 20% da unidade. Isso traz a importância do trabalho de vocês junto a áreas protegidas”, disse ele, referindo-se a um incêndio ocorrido em setembro, na floresta em que a ACADEBio está situada.
A primeira turma do curso, realizada em outubro, no mesmo espaço, seguiu a mesma metodologia, e abriu a etapa de formação presencial dos novos analistas. Com a conclusão dos trabalhos desta segunda turma, o ICMBio consolida a etapa de acolhida, em um processo de fortalecimento técnico e institucional, reafirmando o compromisso com a excelência da gestão pública ambiental e com a valorização de seus servidores.
Novos analistas administrativos também em processo formativo
Paralelamente à formação dos analistas ambientais na ACADEBio, o ICMBio realizou na sede, em Brasília (DF), o primeiro Curso de Formação em Gestão Administrativa. Das 350 vagas oriundas do concurso, 120 foram direcionadas a novos analistas administrativos.
Entre os dias 20 e 31 de outubro, os participantes também vivenciaram uma trilha de aprendizagem contínua, em uma programação que incluiu painéis com especialistas, oficinas, palestras sobre gestão humanizada, saúde mental e inovação na administração pública. Os novos analistas também participaram de idas a campo no Parque Nacional e na Floresta Nacional de Brasília, experiências que permitiram compreender a conexão entre as rotinas administrativas e as práticas de conservação, conhecendo de perto, por exemplo, o trabalho das equipes de brigadistas.
A abertura, no dia 20, contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, que destacou a missão de “acreditar criando”, o papel da ética, continuidade geracional e reforço ao serviço público durante aula magna.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280