Notícias
Resex Maracanã realiza mutirão de limpeza na Praia da Marieta
Reserva Extrativista Maracanã - Foto: Elerson Alves / RARE Brasil
No último sábado (7), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Salgado Paraense, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maracanã/PA, um mutirão de limpeza na Praia da Marieta, localizada dentro dos limites da Reserva Extrativista Maracanã.
O mutirão contou com a participação de mais de 120 pessoas, representantes de diferentes instituições, que, ao longo da manhã de sábado, conseguiram remover da praia uma caçamba cheia de resíduos sólidos.
A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e ao Dia Mundial dos Oceanos (08/06), datas que promovem a reflexão sobre a importância da conservação ambiental. A iniciativa integrou as atividades da campanha Junho Verde na UC.
Além da limpeza, a atividade teve como objetivo aproximar a comunidade e instituições locais do processo de gestão da Resex Maracanã. Durante a ação, foi apresentado o protocolo de monitoramento das tartarugas marinhas e realizada uma socialização com os participantes, destacando os resíduos mais inusitados encontrados na praia.
Entre o material coletado estavam garrafas PET provenientes de diversos países, como China, Japão, Malásia e Países Baixos, além de um teste de Covid-19 de origem asiática. Os resíduos mais frequentes foram garrafas plásticas e boias de isopor utilizadas na pesca.
A Praia da Marieta é de grande importância tanto para a biodiversidade quanto para os pescadores tradicionais locais. É o único local no Norte do Brasil onde é aplicado o protocolo de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas, desenvolvido no âmbito do Programa Monitora (ICMBio).
Desde 2022, foram registradas desovas de três das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no país: a tartaruga-de-pente, a tartaruga-verde e a tartaruga-oliva. Em 2025, foi também registrada a presença da tartaruga-de-couro, espécie criticamente ameaçada de extinção.
A ação contou com o apoio fundamental de diversas instituições e grupos parceiros, entre eles alunos da rede estadual de ensino (Escola Rural), Prefeitura de Maracanã, Associação de Usuários da Reserva Extrativista Maracanã (AUREMAR), Defesa Civil Municipal, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria Municipal de Turismo, Cruz Vermelha Brasileira – filial Pará, Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Vila da Penha, RARE e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
Com informações da Reserva Extrativista Maracanã
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280





