Notícias
Profissionais da imprensa são capacitados em Manejo Integrado do Fogo
- Foto: Anna Beatriz/ICMBio
Nesta terça-feira (20), ocorreu a segunda edição da Capacitação em Manejo Integrado do Fogo para Jornalistas lotados em Brasília. O evento foi organizado pelo Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF/ICMBio), Prevfogo/ Ibama e Rede Biota Cerrado (UnB) com apoio da Faculdade de Comunicação da UnB e do Parque Nacional de Brasília.
O evento foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, aberta ao público, profissionais da imprensa e estudantes de comunicação entenderam os campos de atuação do Instituto Chico Mendes e Ibama e sobre o Manejo Integrado do Fogo, a estratégia usada pelas duas instituições para prevenir incêndios florestais e colaborar com a gestão dos territórios no respeito aos modos de vida tradicionais. A professora Isabel Schimidt, do Departamento de Ecologia da UnB, realizou uma apresentação na qual discorreu sobre aspectos da ecologia do fogo, o “triângulo” do Manejo Integrado do Fogo (que compreende prevenção e combate; ecologia e uso sociais e culturais do fogo).
A seguir, as jornalistas Ramilla Yamanaka, do CEMIF e Cristiane Parente apresentaram sobre a importância da integridade da informação, forneceram orientações sobre quem procurar e como procurar informações em incêndios florestais e deram dicas sobre pautas que envolvem o Manejo Integrado do Fogo.
Na parte da tarde, cerca de 25 profissionais da imprensa participaram de uma atividade prática no Parque Nacional de Brasília. Eles conheceram as ações de prevenção realizadas pelo Parque neste ano, bem como as áreas que foram manejadas. Liderados pelo gerente de fogo do Parque Nacional, Rodrigo Amaral, os brigadistas fizeram uma demonstração de queima prescrita em uma das parcelas da unidade de conservação. Os jornalistas ainda conheceram veículos usados pelos brigadistas do Ibama e do ICMBio, como o Rodofogo e o Auto-Bomba Tanque Florestal (ABTF).
Para uma das organizadoras do evento, Ramilla Yamanaka, do CEMIF, a capacitação é fundamental para ter uma comunicação mais próxima, estratégica e eficaz com a imprensa. “Esses eventos são importantes para entender a demanda dos comunicadores e, assim, nos estruturarmos melhor para atendê-los. Por outro lado, também é importante para nós que o Manejo Integrado do Fogo seja comunicado de maneira mais clara e qualificada. Todos ganham neste processo”, conta Ramilla.
O coordenador do CEMIF, João Paulo Morita, destaca o papel dos jornalistas como disseminadores das informações. “Temos uma alta demanda de jornalistas na época dos incêndios, mas queremos ter uma comunicação mais proativa, no sentindo de mostrar que existe um contexto de conservação da biodiversidade e que nós utilizamos o fogo neste processo, promovendo um entendimento mais dialógico nos territórios”, enfatiza Morita.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .

- .
Com informações do Parque Nacional de Brasília
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



