Notícias
Participe da consulta pública para a construção da nova governança da RedeTrilhas: a consulta vai até 27 de julho
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) foi instituída pela Portaria Conjunta nº 407, de 19 de outubro de 2018, assinada pelo Ministro do Meio Ambiente, o Ministro do Turismo e o Presidente do ICMBio.
Conforme o art. 1º da Portaria MMA/MTur/ICMBio nº 407, a RedeTrilhas é composta por trilhas reconhecidas por sua relevância nacional para a conectividade de paisagens e ecossistemas, a recreação em contato com a natureza e o turismo. Seus objetivos incluem promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade e de conexão de paisagens, valorizar o trabalho voluntário na sua implantação e ampliar e diversificar a oferta turística, estimulando o turismo em áreas naturais.
O objetivo de revisar e aprimorar a governança da RedeTrilhas é tornar a gestão mais moderna, eficiente e participativa.
A consulta pública sobre a nova governança da RedeTrilhas está aberta até o dia 27 de julho de 2025 e recebe contribuições e sugestões de toda a sociedade, incluindo trilheiros, comunidades locais, especialistas, gestores públicos, operadores turísticos e cidadãos interessados.
Clique aqui para participar da consulta.
Esta ação faz parte de um amplo processo de escuta social, com foco em fortalecer a RedeTrilhas como uma política pública capaz de fomentar o ecoturismo, a conservação ambiental, a valorização dos saberes tradicionais e a melhoria da experiência dos visitantes.
“O papel da RedeTrilhas como política pública é estimular o turismo e a visitação nas UCs de todos os níveis de governo e a conectividade entre essas áreas protegidas, estimulando a conservação da natureza e a melhoria da experiência dos visitantes, considerando que as trilhas são a estrutura essencial para dinamizar o uso público dessas áreas” explica a coordenadora-geral de uso público e serviços ambientais, Carla Guaitanele.
A consulta é realizada no âmbito da parceria entre o MTur, o MMA, o ICMBio e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com apoio técnico da IBY Socioambiental, empresa contratada por meio de projeto de cooperação internacional junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).
Participe! Sua contribuição é essencial para consolidar a RedeTrilhas como um instrumento de integração entre turismo, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável em todo o Brasil.