Fortalecimento da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade — RedeTrilhas
Órgão: Ministério do Turismo
Setor: Mtur - Assessoria de Participação Social e Diversidade
Status: Encerrada
Abertura: 24/06/2025
Encerramento: 24/07/2025
Contribuições Recebidas: 257
Resumo
Secretaria Nacional de Políticas de Turismo – MTur
Responsável: Ministério do Turismo – MTur; Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
O Brasil quer ampliar a integração entre natureza, cultura, turismo e conservação. Para isso, o Governo Federal iniciou o processo de revisão e aprimoramento da governança da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade — RedeTrilhas.
A RedeTrilhas integra e conecta trilhas de longo curso, trilhas regionais e trilhas locais, articulando unidades de conservação, áreas de interesse turístico e comunidades em todas as regiões do país. Trata-se de uma política pública interinstitucional que promove o turismo sustentável, a conservação da biodiversidade, o fortalecimento da economia local, o lazer, o esporte de aventura e a educação ambiental, sempre respeitando a diversidade sociocultural dos territórios.
Atualmente, a governança da RedeTrilhas é regida pelas Portarias Conjuntas MMA/MTur/ICMBio nº 407/2018 e nº 500/2020, que definem as diretrizes de adesão, planejamento e implementação de trilhas no Brasil. Desde sua criação, a Rede vem crescendo com a adesão de trilhas de diferentes biomas, envolvendo uma ampla rede de voluntários, gestores públicos, comunidades locais, ONGs, trilheiros e diversos parceiros.
A partir do fortalecimento de sua governança, a RedeTrilhas poderá ampliar seu alcance, promover mais oportunidades econômicas, valorizar saberes tradicionais e fortalecer a proteção dos nossos patrimônios naturais e culturais.
Essa consulta pública integra o processo de escuta da sociedade, das comunidades, dos trilheiros, especialistas, gestores públicos, operadores turísticos e todos os cidadãos e cidadãs que contribuem ou se interessam pelo tema.
A pesquisa é realizada no âmbito da parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UNESCO, com apoio técnico da empresa IBY Socioambiental, contratada por meio de projeto de cooperação internacional com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).
Sua participação é essencial para aprimorar a governança da RedeTrilhas, garantindo que o modelo de gestão seja mais moderno, transparente, eficiente e participativo, com envolvimento ativo do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários das trilhas.
A pesquisa é anônima, leva cerca de 12 minutos para ser respondida e está estruturada em até 33 questões objetivas, além de espaço aberto para sugestões. Os dados coletados respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os resultados serão divulgados publicamente, garantindo total transparência ao processo.
Participe! Sua contribuição é fundamental para fortalecer a RedeTrilhas como política pública de integração entre turismo, conservação e desenvolvimento sustentável em todo o Brasil.
REDETRILHAS: PEGADAS AMARELAS E PRETAS QUE CONECTAM PESSOAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BRASIL.
Registre sua Opinião
1. Você concorda com os termos e está de acordo em participar dessa pesquisa?
Seção 1 - Perfil Sociodemográfico
2. Em que estado reside atualmente?
3. Qual gênero se identifica?
4. Qual sua faixa etária?
5. Qual sua escolaridade?
6. Qual sua cor?
7. Qual sua relação com as trilhas? Por favor marque todas as opções que se identifica.
Se “outro”, favor colocar por extenso a sua relação com as trilhas.
300 caracteres
8. Há quanto tempo está envolvido com o tema de trilhas?
9. Qual perfil você se identifica? Por favor marque todas as opções que se identifica.
Se “outro”, favor colocar por extenso o seu perfil.
300 caracteres
10. Você é associado(a) ou membro de alguma instituição, federação ou grupo relacionado a trilhas ou esportes de aventura (ex: caminhada, ciclismo, escalada, montanhismo, caiaque, etc.)?
Por favor marque todas as opções que se identifica.
Se marcar “outro”, favor colocar por extenso o nome da instituição, federação, associação ou grupo que faz parte.
300 caracteres
Seção 2 - Conhecimento sobre a política pública nacional de Trilhas
11. Você conhece a “Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso”?
Descrição: A Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma Organização da Sociedade Civil que tem como missão “engajar entidades públicas e sociedade civil organizada na consolidação de políticas públicas do Sistema Nacional de Trilhas, voltado para conservação da biodiversidade, da recreação na natureza, saúde, bem-estar e geração de emprego e renda.” (Fonte: https://www.redetrilhas.org.br/)
12. Você conhece a política pública da “Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - RedeTrilhas”?
Descrição: “A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - RedeTrilhas é uma iniciativa do Governo destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o País. A RedeTrilhas foi instituída pela Portaria Conjunta n° 407, de 19 de outubro de 2018 e regulamentada pela Portaria Conjunta nº 500, de 15 de setembro de 2020, como resultado da governança do Ministério do Meio Ambiente e trabalho conjunto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ministério do Turismo.” (Fonte: Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - RedeTrilhas)
13. Você entende a diferença entre a Rede Brasileira de Trilhas (Organização da Sociedade Civil) e a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Política Pública)?
Seção 3 – Voluntariado
Por favor, responda à questão 15 e à Seção 4 apenas se você for voluntário em alguma trilha. Caso contrário, siga as instruções da alternativa.
14. Você é voluntário de alguma trilha?
15. Se sim, de qual trilha? Por favor, descreva o nome completo da trilha.
300 caracteres
Seção 4 - Voluntário
É bom saber que você contribui como voluntário as trilhas de nosso país! Agradecemos por sua atuação e envolvimento. Nesse sentido, gostaríamos de saber como você atua e o que considera importante para fortalecer o trabalho voluntário.
16. Por quais motivos você se engaja como voluntário(a) em trilhas? Por favor, selecione todas que se aplicam.
17. Que tipo de ações você já participou como voluntário(a)? Por favor, selecione todas que se aplicam.
Se marcar “outros”, favor colocar por extenso as ações.
300 caracteres
18. Qual(is) apoio(s) você considera importante para fortalecer a atuação de voluntário(s) nas trilhas? Por favor, selecione todas que se aplicam.
Seção 5 - Sobre as Trilhas
Essa é nossa penúltima seção! Obrigado por estar conosco até aqui. Nela queremos entender sua percepção sobre os principais desafios e prioridades de investimento relacionados às trilhas.
19. A partir de sua experiência, quais os temas relacionados às trilhas que mais carecem de investimento? Por favor, selecione quantos itens achar necessário.
20. Considerando sua resposta anterior, quais são os itens prioritários para investimento em relação às trilhas? Por favor, selecione até três itens.
Seção 6 - Participação na Governança
Governança é uma forma de construir arranjos para tomada de decisões de forma participativa e cooperativa com diversos atores.
Por favor, responda às questões 21 e 22 apenas se você souber a diferença entre a Rede Brasileira de Trilhas (organização da sociedade civil) e a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (política pública). Caso contrário, siga para a pergunta 23.
21. Como você avalia o modelo atual de governança nacional da política pública das trilhas, gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Ministério do Turismo e Instituto Chico Mendes de Conservação?
22. Quais segmentos sociais você considera necessário fazer parte do modelo governança nacional da política pública das trilhas? Selecione todas as opções que considerar relevantes
Se marcar “outro”, favor colocar por extenso os segmentos.
300 caracteres
23. Você participa de algum grupo responsável pela coordenação ou gestão de trilha de longo curso?
Se você respondeu “sim” à pergunta anterior, por favor responda às questões 24 a 26. Caso contrário, respondas às questões 24 a 26 com NÃO SE APLICA.
24. Qual é o seu papel ou vínculo com o Grupo Regional de Gestão da Trilha de Longo Curso? Marque a opção que melhor descreve sua atuação atual.
Se marcar “outro”, favor colocar por extenso o seu vínculo.
300 caracteres
25. Quais os principais desafios que você enxerga na atuação dos grupos regionais responsáveis pela gestão de trilhas de longo curso? Por favor, selecione até três opções.
Se marcar “outros”, favor colocar por extenso os desafios.
300 caracteres
26. Que tipos de apoio poderiam fortalecer os grupos regionais de gestão de trilhas de longo curso? Selecione todos que considerar importantes.
27. Na sua opinião, quais elementos são essenciais para um modelo eficaz de governança das trilhas? Por favor, selecione até três opções.
28. De que forma você gostaria de participar da governança da Política Nacional de Trilhas? Por favor, selecione todas as opções que considerar relevantes
29. Qual modelo de governança local você considera mais adequado para a gestão de trilhas?
30. No quesito transparência, quais tipos de informações você gostaria de ter mais acesso?
31. Quais canais de comunicação você considera ideais para divulgar ações e resultados da governança nacional de trilhas? Descrição: Marque até 3 mais relevantes
32. De que forma você acredita que a governança pode contribuir para o fortalecimento das trilhas? Descrição: Marque todas que considerar relevantes
33. Gostaria de deixar alguma sugestão, comentário ou experiência que considere importante sobre a política e/ou a governança nacional de trilhas?
300 caracteres