Notícias
Parque Nacional de Sete Cidades (PI) lança edital de permissão de serviços de hospedagem e comercialização de alimentos e souvenirs
O resultado definitivo do processo deve ser publicado em 26 de fevereiro de 2026 - Foto: Divulgação/PNSC
Na última semana (15), foi lançado, em evento na sede do Parque Nacional (Parna) de Sete Cidades (PI), o aviso de licitação para permissão em serviços de hospedagem e comercialização de alimentos e souvenirs na unidade de conservação (UC) federal. O evento contou com a presença do gerente regional do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na região Nordeste (GR2), Carlos Felipe Abirached, além da chefia do Parque e autoridades locais.
A prestação dos serviços permissionados ocorrerá em duas localidades distintas no Parque Nacional de Sete Cidades (PNSC), o Espaço Bacuri e a estrutura de Loja e Lanchonete nas imediações do Centro de Visitantes. O contrato de permissão tem prazo de 8 anos, podendo ser prorrogado, e um valor estimado de R$ 279.550,00.
“A permissão de serviços de alimentação e hospedagem no Sete Cidades criará as condições necessárias para que o visitante passe mais tempo dentro e na região de entorno da UC. Dessa forma, o visitante poderá viver uma experiência mais qualificada no Parque Nacional, deixando renda nos municípios da sua área de abrangência”, coloca Abichared.
“O histórico de visitação do Parque Nacional de Sete Cidades vem desde 1980. A visitação teve um declínio em 2020, em decorrência das restrições da pandemia da Covid-19, mas desde a retomada da visitação o número de visitantes na unidade tem aumentado a cada ano, alcançando o recorde de mais de 39 mil visitas em 2024”, conta o chefe da UC, Waldemar Justo do Nascimento Neto.
Os interessados em obter a permissão para oferecer os serviços têm até o dia 10 de dezembro para obterem esclarecimentos sobre o edital junto ao ICMBio. Para informações adicionais e esclarecimentos de dúvidas sobre a licitação, deve ser encaminhado e-mail para cel@icmbio.gov.br.
O período de visitas técnicas dos interessados à unidade de conservação para avaliar as oportunidades está previsto para ocorrer até 24 de novembro.
A Sessão Pública para o recebimento dos envelopes com as propostas devidamente fechados e lacrados será realizada em 16 de dezembro de 2025, das 10h às 12h, na Sede do Parque Nacional de Sete Cidades, sob a coordenação da Comissão Especial de Licitação.
A permissionária deverá, como obrigação do contrato, prover os serviços previstos e se responsabilizar pela manutenção da infraestrutura necessária associada. As propostas de permissão devem ser apresentadas em dois envelopes, um contendo Garantia da Proposta; o outro a Proposta Econômica e Documentos de Habilitação.
O critério de julgamento das propostas se dará pela avaliação da proposta mais vantajosa do valor de outorga fixa mensal a ser paga pela permissionária ao poder concedente, no caso, o ICMBio. O resultado definitivo do processo deve ser publicado em 26 de fevereiro de 2026 e a adjudicação do objeto e homologação da licitação deve ocorrer no dia 4 de março do mesmo ano.
Sobre o Parque
O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado em 8 de junho de 1961 pelo Decreto Federal nº 50.744. Possui uma área demarcada de 6.221,48 ha e um perímetro de 36,2 km. O PNSC é composto por formações rochosas esculpidas pela água e pelo vento ao longo de 190 milhões de anos e possui uma rica e diversificada flora e fauna e reporta a pré-história para seus visitantes.
Ao andar pelas cidades de pedra, se reconhecem as marcas de civilizações de 6 mil anos atrás, registradas em pinturas rupestres. Seus conjuntos rochosos sugerem formas de animais, de personagens históricos, objetos e o que mais a imaginação permitir enxergar. Além do passeio pelas pedras, há ainda piscinas naturais e a cachoeira do Parque.
O Parque abriga inúmeras espécies de aves, a exemplo do jacu, seriema, papagaio, sabiá, periquito, coruja, canário, dentre outras, além de várias espécies de animais de pequeno e médio porte, tais como onça, jaguatirica, gato maracajá, veado, tatu peba, mocó, raposa e iguana.
A UC possui entre seus principais atrativos os conjuntos de formações geológicas categorizadas como “cidades”, o que inspirou seu nome. Cada “cidade” abriga formações geomorfológicas singulares. Distribuídos entre as “cidades”, existem os sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas em 6.000 anos, além das piscinas naturais e da cachoeira do Parque, que propiciam a atividade na água.
Com informações do Parque Nacional de Sete Cidades
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280